A água e a prevenção de doenças

Algumas publicações mostram que 80 % das doenças estão relacionadas com a água não tratada. A falta de um saneamento básico e o desconhecimento das noções básicas de higiene são as maiores causas do problema. Comparando, por exemplo, países como Afeganistão e Serra Leoa, onde a população não tem acesso à água limpa com os Estados Unidos e a França, veremos que, nos primeiros a mortalidade infantil é altíssima. Enquanto no segundo grupo, essas taxas são extremamente baixas. Alguns estudos mostram que há mais de 25 milhões de mortes a cada ano, no terceiro mundo, causadas pela utilização de águas poluídas.

Há fatores de risco que, quando presentes, aumentam a possibilidade de haver doenças e mortes. Como tais poderíamos citar o tabagismo, o sedentarismo, a obesidade, o colesterol alto, a pressão arterial alta, diabete, estresse, idade e fatores hereditários.
Na dependência, portanto, destes hábitos de vida e de como tratamos o organismo, teremos maiores ou menores problemas com a saúde.

O ser humano é um organismo global, que precisa funcionar em perfeita harmonia entre as suas partes, para que tenha saúde. Sempre que uma destas partes estiver prejudicada, o organismo como um todo deixa de funcionar a contento. Assim, por exemplo, precisamos de sol, de ar, da água, do alimento, de exercícios, de repouso e de higiene. Como podemos ver, a água tem um papel fundamental para que todas as reações químicas do organismo, a respiração, a circulação, o funcionamento dos rins, a digestão, os sistemas de defesa, a umidade da pele e tudo mais possam funcionar a contento. Nosso corpo é formado por 65% de água e essa precisa ser renovada a cada hora. Precisamos tomar muita água. O adulto, por exemplo, precisa tomar água em quantidade suficiente para poder produzir cerca de um litro e meio a dois litros de urina ao dia.

O corpo humano, sendo a imagem mais perfeita da criação, deve também ser mantido limpo, dentro de um ambiente limpo. Luiz XIV, da França, vangloriava-se por nunca ter tomado banho, no que deve ter sido imitado pela corte da época, hábito este de certa forma explicado pela falta de abastecimento de água em Paris e que contribuiu muito para o desenvolvimento dos famosos perfumes franceses, até hoje ainda muito cobiçados por homens e mulheres. Os cuidados com a higiene pessoal, com a limpeza das roupas, devem ser ensinados às crianças pequenas para que possam praticá-los quando adultas. A casa deve ser mantida limpa e em ordem. Jamais deve-ser jogar restos de alimentos ou lixo no pátio, pelo risco de atrair insetos e roedores que poderão provocar doenças nas pessoas.

Resumindo podemos dizer que, os cuidados com o corpo devem se aprendidos desde a infância, no lar, na escola e devem ser praticados durante toda a vida para que se possa ter uma saúde melhor e uma vida mais longa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido