Anabolizantes: riscos e benefícios

Verão. Academias cheias. Todo mundo malhando. Até lá nada contra. Aliás, tudo isto deveria estar acontecendo dentro de rigorosos parâmetros estabelecidos pela fisioterapia e pela medicina. Afinal de contas, o corpo humano é frágil e precisa ser tratado com certa delicadeza.

O alerta, porém, deve seguir por conta de uma serie de produtos comercializados em muitas academias, sob a fachada de “suplementos vitamínicos”. Muito destes produtos, apesar de não o mostrarem em seus rótulos, contém anabolizantes, os quais, com o passar do tempo podem desencadear uma serie de problemas entre os quais o aumento do colesterol, hipertensão arterial, acne, queda de cabelo e até aumento da predisposição para um infarte do miocárdio. É também preciso lembrar que muitos destes esteroides levam à inibição hormonal e um conseqüente aumento das mamas, câncer de próstata, atrofia testicular e impotência (oh louco, como diria o Faustão).

Da mesma forma, também as mulheres que consomem anabolizantes podem apresentar distúrbios do ciclo menstrual, atrofia mamária, hipertrofia do clitóris e crescimento de pelos. Quem quer maiores exemplos pode procurar imagens das ”belas” mulheres que participam dos concursos de fisicultura feminina.

E preciso lembrar que a legislação brasileira proíbe a presença de estimulantes e outras substâncias consideradas como “doping” pelo Comitê Olímpico Internacional. Desta forma, em vista da própria proibição, muitos destes produtos comercializados nestes locais de fisicultura contêm pró-hormônios de forma camuflado e seus efeitos danosos mais tarde tendem a ser observados nos consumidores ou são identificados quando da realização de algum exame anti-doping.

Um levantamento da Secretaria de Saúde de São Paulo revelou, segundo a pesquisadora Maria Regina Walter Koschtschak, do Adolfo Lutz, que um em cada quatro suplementos desse tipo tem em sua composição substâncias anabolizantes não declaradas no rótulo. A análise teve como base 111 amostras apreendidas pela polícia e pela vigilância sanitária na capital e na cidade de Araraquara. Nas amostras foram encontrados sais de testosterona e outros esteroides não identificados.

Portanto, antes de seguir as recomendações de amigos ou mesmo de vendedores dos “anabolizantes-shops” será preciso reavaliar os RISCOS & BENEFÍCIOS de tomar os tais dos “suplementos vitamínicos”.

 

LEIA MAIS:

Outubro Rosa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido