Com o calor do verão, grande parte da população procura seus “cantinhos’ para se refrescar, seja na praia, nas piscinas ou nos rios. Tudo isto é muito confortante e ajuda a conviver melhor com esta temperatura cada vez mais abrasadora. Entretanto, não podemos esquecer de um detalhe muito importante. Para a melhor conservação da nossa saúde será fundamental que também tomemos muito líquido. Se de um lado o calor aumenta as perdas de água pelo suor, muitas pessoas também têm dificuldades de tomar líquidos. Isto ocorre especialmente nos idosos e em crianças pequenas.
É importante salientar que a água constitui a maior parte do nosso corpo. Isto reforça a necessidade de mantermos um perfeito equilíbrio entre todos os seus elementos. Podemos ter uma série de situações que conduzem a uma alteração deste equilíbrio. Isto pode acontecer, por exemplo, em casos de doenças que envolvam o coração ou os rins. Pode igualmente se manifestar nos quadros clínicos em que vômitos ou diarréias levem a uma importante perda de água e de eletrólitos. Isto é, nos casos de desidratação aguda.
Da mesma forma como é importante uma adequada hidratação do nosso organismo, precisamos lembrar que a produção de urina e a sua eliminação constitui-se em um mecanismo vital de transporte e exteriorização dos catabólitos, ou seja, das impurezas do nosso corpo. Todo o nosso sangue costuma ser filtrado pelos rins cerca de 20 vezes ao longo do dia. O resultado é a produção de urina. O adulto deve ter uma diurese de cerca de litro e meio a dois litros ao dia. Na medida em que esta for adequada irão diminuir a chances de se adquirir infecções urinárias ou de desenvolver cálculos urinários.
Também aqui há algumas restrições. Quem sofre de doenças crônicas, como insuficiência renal, ou cardiopatias graves terá que se ater rigorosamente às recomendações do seu médico. Porém, em situações normais, é importante que nos acostumemos a sempre tomar muito líquido, especialmente nos casos de vômitos ou diarréia em que haja riscos de desidratação. Isto também vale para as pessoas com história e infecção urinária de repetição ou naqueles que já tiveram cólica renal ou que trabalham em ambientes muito quentes.
Aqui sempre se faz a pergunta: quanto de líquido devemos tomar? Um adulto normal deveria tomar uma quantidade suficiente para poder produzir cerca de um litro e meio a dois litros de urina ao dia. Por fim vale a dica: tomar mais água faz bem à nossa saúde.