Climatério masculino

Também chamado, de forma inapropriada de andropausa, é um quadro clínico que surge em boa parte do homens, em decorrência de um declínio progressivo da produção de hormônios masculinos, a partir da idade de 50 anos. Ao contrário do que ocorre na mulher, onde existe uma situação bem marcante representado pela interrupção do ciclo menstrual, no homem temos apenas uma diminuição parcial dos níveis de hormônios masculinos. A produção de testosterona diminui regularmente, tanto que aos 75 anos seus níveis médios são somente 50% daqueles dos adultos jovens. Pelo menos 25% destes idosos apresentam níveis subnormais de testosterona. A causa desta diminuição hormonal dependente de diversos fatores, entre estes estão as alterações que ocorrem nos testículos devido a idade, além de alterações neurológicas decorrentes do próprio envelhecimento do organismo. Esta é a senescência, ou seja, o envelhecimento normal, acompanhado de uma série de sinais e sintomas, muito semelhantes aos que podem ser observados até em jovens que sofrem de deficiência hormonal.

A reposição de hormônios masculinos no homem tem mostrado efeitos favoráveis em mais de 30% dos idosos sintomáticos. Entretanto, esta deve ser feita com muito critério e apenas nos casos específicos em que realmente há uma diminuição dos níveis sanguíneos de hormônios masculinos, ou seja, a testosterona esteja muito abaixo dos limites normais mínimos para adultos jovens. Mesmo assim, sempre há o risco de atuar como estímulo no desenvolvimento do câncer de próstata.

Em resumo, a reposição hormonal no homem deve sempre ser muito bem avaliada. São muito poucas as situações em que se pode indicar uma reposição hormonal masculina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido