Procurar por dicas de saúde na internet realmente está ficando complicado. Veja o exemplo: tentem colocar no Google a expressão (entre aspas) “Dicas de saúde no verão” e vocês vão encontrar mais de vinte e quatro mil opções. Há informações confiáveis, mas também há muitas recomendações que são um verdadeiro lixo. Em função disto, será preciso aprender a “garimpar” atrás de informações realmente válidas. É aí que entram os critérios desta avaliação.
Naturalmente, quem acredita em “magias” e em “cartas” também pode encontrar as mais variadas ponderações. Não quero discutir o seu mérito. Agora, ao se procurar uma orientação, por exemplo, sobre bronzeamento, nada mais lógico do que ouvir a palavra de um(a) dermatologista. Da mesma forma, um(a) nutricionista ou nutrólogo serão as pessoas mais indicadas para redefinir a sua alimentação de verão ou da sua tentativa de perder alguns quilinhos.
Em resumo, ao longo da vida passamos por muitas situações em que, antes de tudo, será preciso aprender. A criança inicia aprendendo a viver, o jovem aprende a conviver e o adulto a sobreviver. É aqui que entra toda uma necessidade de procurar por mais dados e mais orientações, justamente para que esta “sobrevida” possa acontecer com mais qualidade de vida e possa ser mais prazerosa. Nos dias atuais o Doutor Google é uma das maiores fontes de pesquisa e de conhecimento que alguém pode acessar, porém, também aqui será preciso aprender, isto é, aprender a separar o trigo do joio, ou seja, procurar por aquelas informações que realmente são confiáveis. E essa confiabilidade pode ser encontrada nas publicações sérias, assinadas por profissionais de notório conhecimento os quais, preferencialmente tenham alguma vinculação com instituições de formação profissional.
Dentro destes critérios desejo a todos os internautas pesquisadores uma boa garimpagem sobre “DICAS DE SAÚDE NA INTERNET”.