As mulheres já estão familiarizadas com a rotina dos chamados exames pré-câncer. Entre os homens persiste a dificuldade de se criar este hábito.
A próstata é uma pequena glândula, do tamanho de uma noz, que no indivíduo adulto pesa cerca de 30 gramas e se localiza ao redor da uretra, logo abaixo da bexiga. A sua função é basicamente produzir o líquido prostático, que entra na composição do esperma, também conhecido como líquido seminal. A próstata também desempenha um papel importante na proteção contra a entrada de germes na via urinária.
Infelizmente os sintomas do câncer de próstata só são notados, quando o tumor já está avançado. Na verdade, nem todo crescimento de próstata ocorre por conta de um tumor maligna. Há os chamados tumores benignas de próstata, os adenomas, que felizmente são a grande maioria dos casos nos homens aí pelos 70 anos. Entretanto, acima dessa idade, a ocorrência do câncer passa a ser cada vez maior, a ponto de 40% dos indivíduos com mais de 80 anos de idade terem um câncer de próstata, em diferentes estágios de crescimento.
Mas, vamos ao que mais interessa saber neste momento: Como posso saber que alguma coisa está errada com a minha próstata?
Não tem como saber !!
Apenas quando a glândula já está aumentada de tamanho e passando a comprimir a uretra, começam os sinais clássicos do processo obstrutivo: surge dificuldade para urinar, ou seja, demora para começar a sair a urina. O jato é muito fraco e há necessidade de se levantar muitas vezes durante a noite. Até lá, tudo isto são sintomas que a maioria dos homens apresenta e que não são específicos de um câncer da próstata!
Mas, e a doença maligna, como posso saber se estou tendo um câncer na próstata? No seu início a doença não apresenta sinais!
As pessoas dizem: não sinto nada! Como posso estar com câncer?
Realmente, os sintomas começam, quando a doença já avançou além do limite da próstata. Surge a dor nos ossos, a dor intensa “nas cadeiras”, pode já ser indicativo de um tumor maligno invadindo a coluna ou os ossos da bacia. Da mesma forma, o emagrecimento, muito cansaço ou o aparecimento de uma anemia muito importante podem ser sinais de um câncer em desenvolvimento. Por isto, é tão importante, realizar os exames preventivos para identificar a doença no seu início.
É fundamental que todos os homens com mais de 40 anos, anualmente, façam seus exames de próstata. O mais importante é um exame feito através do toque retal. Ao examinar a próstata pelo ânus do paciente, o médico pode identificar qualquer modificação na superfície da glândula, que pode ser o primeiro sinal de alerta de um câncer.
Mas, com a pandemia do CORONAVÍRUS, assustando o mundo inteiro, como fica esse exame? Há outros exames que, na verdade, irão complementar esta avaliação inicial, como a dosagem da enzima PSA, a ecografia e até a biópsia de próstata.
O importante é fazer um exame, que ao menos possa alertar sobre a possibilidade de um risco em andamento! Portanto, faça o seu exame! Mesmo que seja apenas o exame laboratorial. Depois de vencido esse ISOLAMENTO ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO, volte ao seu médico e faça o restante dos exames. Para sobreviver ao câncer de próstata, TEMOS QUE FAZER A NOSSA PREVENÇÃO.