As mulheres já estão familiarizadas com a ideia de fazerem rotineiramente os chamados exames pré-câncer. Entre os homens persiste a dificuldade de se criar este hábito. Neste mês de novembro, vivenciamos novamente a a campanha de prevenção do câncer. Isto também inclui a população masculina. A próstata é uma pequena glândula, do tamanho de uma noz, que no indivíduo adulto pesa cerca de 30 gramas e se localiza ao redor da uretra, logo abaixo da bexiga. A sua função é basicamente produzir o líquido prostático, que entra na composição do esperma, também conhecido como líquido seminal. A próstata também desempenha um papel importante na proteção contra a entrada de germes na via urinária.
Infelizmente, os sintomas do câncer de próstata só são notados, quando o tumor já está avançado. Na verdade nem todo crescimento de próstata ocorre por conta de um tumor maligno. Há os chamados tumores benignos de próstata ou os adenomas, que felizmente são a grande maioria dos casos nos homens aí pelos 70 anos. Entretanto, acima desta idade, a ocorrêcia do câncer passa a ser cada vez maior, a ponto de 40% dos indivíduos com mais de 80 anos terem um câncer de próstata em diferentes estágios de crescimento.
Mas, vamos ao que mais interessa saber neste momento: Como posso saber que alguma coisa está errada com a minha próstata?
Não tem como saber!
Apenas quando a glândula já está aumentada de tamanho e passando a comprimir a uretra, começam os sinais clássicos da doença: surge a dificuldade para urinar, ou seja, demora para começar a sair a urina, o jato é muito fraco e há necessidade de se levantar muitas vezes durante a noite. A dor nos ossos, a dor intensa “nas cadeiras”, pode já ser indicativo de um tumor maligno invadindo a coluna ou os ossos da bacia. Da mesma forma, o emagrecimento, muito cansaço ou o aparecimento de uma anemia muito importante podem ser sinais de um câncer em desenvolvimento. Por isto é tão importante realizar exames preventivos para identificar a doença no seu início.
É fundamental que todos os homens com mais de 40 anos façam anualmente os exames de próstata. O mais importante é um exame feito através do toque retal. Ao examinar a próstata pelo ânus do paciente, o médico pode identificar qualquer modificação na superfície da glândula, que pode ser o primeiro sinal de alerta de um câncer. Há outros exames que irão complementar esta avaliação inicial, como a dosagem da enzima PSA, a ecografia e a biópsia de próstata.
Portanto, quem tem mais de 40 anos e está observando que a urina já não sai com força, e que precisas levantar uma porção de vezes durante a noite, que demora em vir a urina, vale o alerta: Faça o seu exame! O exame não dói, não prejudica as hemorróidas, pode, isto sim, identificar um câncer em uma fase bem inicial, quando o tratamento ainda é efetivo.