Em Junho do ano passado, tive o privilégio de participar, como convidado de Honra do Congresso Pomerano de Anklam na Alemanha. É um evento que todos os anos costuma reunir cerca de mil a mil e duzentos convencionais oriundos da região Central da Europa. Na ocasião, depois da minha palestra, transmitida ao vivo para o Brasil, pude manter diversos contatos com pessoas de destaque daquele país, entre eles, o Dr. Manthey, Dr. Hornburg, Deputado Federal Amthor, Sr. Lange, Pastor Dr. Kuhlmann e o Senador Distrital Sack. A finalidadede foi, construir pontes entre os setor pomeranos da Alemanha e a colônia pomerana do Brasil…
Na ocasião fui recepcionado pelos dirigentes do Congresso, os Senhores Schukat e Schülke.
Neste ano, como jornalista e editor da Folha Pomerana, fui novamente convidado a participar do evento.
Entretanto, tal viagem exigiria um investimento de elevado valor, não disponível para mim.
Mesmo assim, novamente fui homenageado pela presidência do Congresso, conforme imagem que documenta o ato, e que foi enviada pela Sra Makrutzki, do Museu Pomerano de Greifswald.
Agradeci pela homenagem, o que, aliás foi uma grande honra e que tentei, pelas redes sociais repassar essa honraria a todos os pomeranos do Brasil, afinal é um sinal de que todo o trabalho que está sendo feito no Brasil, no sentido de divulgar a cultura desse povo, esta sendo compensado.
Eu sou apenas um desses muitos divulgadores deste trabalho, por meio do Jornal Folha Pomerana. Pode-se dizer que tudo isto é Fruto de todo um trabalho jornalístico feito ao longo dos últimos 10 anos
Vale dizer que, se esse povo pomerano não tivesse sido “descoberto” lá pela década de 1970, nada disso existiria.
Até diria que devemos isso, sobretudo aos nossos pioneiros literários, como a Professora Regina M Carvalho, P. Jose Heinemann, P. Helmar Roelke e ao próprio escritor Klaus Granzow, que na década de 1970 publicou seu livro, “Pomeranos sob o Cruzeiro do Sul”, a descrição de sua viagem às colônias pomeranas do Brasil
Lembro muito bem, que, quando escrevi meu relatório de pós Doc, a muito custo consegui reunir cerca de 10 livros sobre o tema “Cultura Pomerana” e esse número, hoje, deve beirar aos 200.
É o crescimento e um importante enriquecimento da bagagem cultural pomerana.
Penso que o parabéns deve ser estendido a todos que lograram contribuir para esse crescimento.