Insônia

Muitas vezes nos deitamos, rolamos para um lado, rolamos para o outro; deitamos de bruços, olhamos o relógio, levantamos, vamos tomar água, retornamos para a cama, rolamos, pensamos, levantamos, vamos fumar um cigarro … e lá pelas 3 ou 4 horas da manhã, finalmente o tal do sono chega. E é lógico, que às 6 horas o despertador nos chama para o trabalho. É insônia. Quem já não passou por isso?

Há estudos que mostram que um quarto da população tem pelo menos uma noite de insônia por ano.

Há três formas de insônia. A primeira, chamada de transitória e que costuma durar apenas alguns dias e acontece em 3 de cada 10 casos. Uma situação geradora de preocupação, no trabalho, na família ou mesmo pessoal, já é suficiente para desencadeá-la. Uma vez resolvido o problema, o sono costuma voltar ao normal.

Em momentos, como no caso de luto, ou da vivência de um fato gerador de um estresse intenso, temos a chamada insônia intermediária. Isto pode demorar algumas semanas. Em geral uma medicação prescrita pelo médico pode resolver o problema.

Há também situações em que a insônia se torna crônica ou persistente. Neste caso ela pode ser considerada mais um sintoma de uma outra doença. Um terço das causas da insônia são de causa psicológica, como a depressão e a ansiedade. Há ainda outras causas como a mioclonia noturna, ou seja, as chamadas contrações musculares involuntárias, ou as interrupções da respiração por obstrução da faringe, abuso de bebidas alcoólicas, de cafeína etc.

Vejamos algumas dicas para melhorar o sono:

Sabemos que o corre-corre do dia a dia da vida profissional nos deixa muito agitado. Uma tentativa de um relaxamento pode ser feita com algumas manobras bem simples, como o estabelecimento de uma rotina para se desligar do estresse do dia. Ao chegar-se em casa, pode-se descansadamente tomar um bom banho, vestir uma roupa mais confortável. É muito importante manter um horário para o sono.

Cigarros, bebidas fortes como café e certos chás, bebidas alcoólicas, ou mesmo chimarrão, devem ser evitados à noite, especialmente para quem já tem insônia. Filmes de muita ação também tiram o sono.

O quarto de dormir deve ser aconchegante, sem muito barulho, escuro, deve ser bem ventilado e ter uma boa temperatura. Além disso, o colchão não deve ser muito macio nem muito firme.

A utilização de soníferos tende a levar o organismo a se habituar ao medicamento. Ou seja, remédio para dormir também vicia. Há estudos mostrando que o uso exagerado de soníferos pode aumentar a insônia.

Ao deitar-se, pode-se tentar fazer um relaxamento, ouvir uma música suave, inspirando e expirando o ar lentamente. A leitura de textos mais tranquilos poderá ajudar a trazer o sono.

Se nada disto funcionar, quem sabe, uma consulta ao seu médico de confiança poderá ajudar a encontrar um caminho para um sono mais tranquilo.

LEIA MAIS:

Nossas avaliações periódicas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido