Estamos passando por dias de um intenso frio e, sempre, depois dos meses de frio, chegam os meses quentes. É a época em que os episódios de cólica renal começam a se manifestar em muita gente. Algumas pessoas têm muita dificuldade de tomar líquidos, mesmo quando estão sendo solicitados a ingerirem mais água. Isto se torna mais evidente quando se trata de pessoas de idade. Lógico, uma pessoa é diferente da outra. Agora, na medida em que o calor começar a se manifestar, a ingestão de líquidos torna-se fundamental para a conservação da saúde.
A cólica renal é uma das formas de dor mais intensas que se pode ter. Sabe-se que metade das pessoas que já a tiveram, têm possibilidade de repetir este quadro. Como em tantas outras situações, parece haver épocas do ano em que a cólica nefrética se manifesta mais. Durante o inverno há uma tendência em se tomar menos líquidos e o resultado aparece no começo do verão, quando aumenta significativamente a eliminação de cálculos urinários. Entre 3% e 12% de todas as pessoas já passaram por esta experiência. Em mais de 96% dos casos ocorre a eliminação espontânea deste cálculo e apenas em 3% ou 4% dos casos é necessário a interferência cirúrgica. O quadro também é bem mais comum em homens do que nas mulheres.
A realização de exercícios físicos diminui a possibilidade de se desenvolverem os cálculos renais. Pode-se observar que indivíduos de vida sedentária têm uma maior propensão para o problema.
O consumo de frutas cítricas como laranja, limão etc, dificulta a ação formadora de cálculos. Também o sal, o grande vilão de tantas outras doenças, favorece a eliminação do cálcio pela urina, aumentando a formação de cálculos. A carne vermelha também aqui, como em tantas outras ocasiões, é prejudicial ao nosso organismo, estimula a eliminação de cálcio pela urina. O leite e seus derivados também são conhecidos por conterem muito cálcio. Entretanto, a sua retirada da dieta pode levar ao aumento da absorção intestinal de outra substância, o oxalato, o que favorece a formação de cálculos de oxalato.
E agora, vejamos a água. O líquido irá diminuir a chance das pequenas partículas se encontrarem dentro dos rins, diminuindo a formação de cálculos. Temos que ingerir líquidos em quantidade suficiente para produzir mais de dois litros de urina ao dia.
No inverno, algumas cuias de chimarrão já vão resolver o problema. Mas, no verão, pessoas com uma sudorese muito intensa, que trabalham ao sol, talvez tenham que tomar cinco a seis litros de água ao dia para poderem produzir mais de dois litros de urina.
Bem, como vocês viram, o negócio é tomar copos e mais copos de água na época de calor, controlar a carne vermelha e o sal para poder evitar estes dolorosos cálculos renais. E, se tudo isto não tiver adiantado, o jeito é procurar o seu médico.
Por fim, vale o lembrete: vamos melhorar nossa saúde, tomando muito mais água.