Nos dias de hoje fala-se em alimentação saudável, em evitar o uso de cigarros. Recomenda-se um uso moderado de bebidas alcoólicas e a substituição do sedentarismo por exercícios físicos sistemáticos, porém, também moderados. Fala-se cada vez mais em qualidade de vida.
O Brasil é um país tropical e dentro desta perspectiva as pessoas apreciam programar suas férias em ambientes de praia, onde o uso de pouca roupa faz parte do dia a dia. O brasileiro é apaixonado por praia e não há quem não se sinta mais bonito, mais atraente neste ambiente livre e sem muitas regras.
Nossa cultura criou hábitos interessantes, porém muitas vezes já não tão saudáveis para o nosso corpo. Refiro-me ao habito de dormir até tarde, seguir para a praia às 11 horas da manhã e somente depois das 14 ou 15 horas voltar para casa. Muitos não se dão conta de que neste momento o principal agressor da pele é o sol. Os efeitos danosos da radiação solar tendem a fazer um lento, porém progressivo estrago.
Antes de mais nada, é preciso deixar bem claro, que todas as feridas que não cicatrizam devem ser examinadas por algum médico, pois requerem um adequado tratamento. Precisamos relembrar que o câncer de pele é o que mais faz vítimas no Brasil. As estatísticas indicam que há cerca de 112 mil novos casos todos os anos e a excessiva exposição solar é um dos grandes fatores do aumento desta incidência.
É imprescindível que se tome mais cuidados para prevenir esta doença. Vejamos algumas medidas úteis: temos que esclarecer que as chamadas câmaras de bronzeamento artificial também apresentam elevados índices de radiação. Em outras palavras, o seu efeito maléfico sobre a pele é tão prejudicial quanto o da radiação solar.
A exposição ao sol sempre deveria ocorrer nos horários em que a radiação ultravioleta é menor, ou seja, antes das 10h e após as 16h. Além disto, as pessoas de pele clara sempre deveriam usar protetores solares com níveis de bloqueio maiores que 50. Além disto, é preciso lembrar que, sempre que houver exposição prolongada, este produto deve ser reaplicado a cada duas horas ou, com mais frequência, em caso de muita sudorese ou de contato com a água. Enfim, isto também é qualidade de vida.