Aa cada ano que passa, tem-se a impressão, de que também as crianças precisam se desenvolver com mais autonomia. Sob diversos aspectos o “educar um filho” parece estar sendo colocado em xeque. Não quero aqui entrar no mérito destas questões. Gostaria de abordar um aspecto mais lúdico. Vejam só, os brinquedos que deveriam servir de diversão para nossos pequeninos, podem se também se transformar em pesadelo, quando usados indevidamente. Para cada idade das crianças devem ser escolhidos brinquedos apropriados. Para isto poderiam ser levantadas algumas dicas.
Comecemos com a compra do brinquedo: antes de se adquiri-lo, convém ler as instruções e os cuidados do fabricante, especialmente seus cuidados quanto à idade para a qual o mesmo está indicado, tendo em vista a segurança da criança. Brinquedos para crianças de idade muito maior podem se tornar perigosos para os pequenos.
O segundo passo pode ser, explicar e mostrar o seu uso adequado para a criança. De qualquer forma, deve-se evitar brinquedos que lancem dardos ou todo e qualquer outro brinquedo que arremesse objetos ou que emita sons muito altos, pelo seu risco de lesarem os olhos ou ouvidos. Deve-se também evitar dar às crianças pequenas, brinquedos de pelúcia com pequenas partes coladas e brinquedos com alças, cordas ou fitas com mais de 15 cm de comprimento.
Para crianças até um ano de idade, são indicados brinquedos coloridos, que possam atrair sua atenção, que sejam de tamanho grande, feitos de material macio e com os quais não possam se ferir.
Já as crianças de 1 a 3 anos são muito curiosas, mas também não tem noção do perigo. Para estas, podem ser escolhidos jogos de encaixar, bolas, jogos de puxar e empurrar, brinquedos de formas ou brinquedos de bater.
As crianças dos 3 aos 5 anos gostam de massas de modelar, instrumentos musicais, quadro negro com giz, martelo e bancada, brinquedos imitando moveis da casa, balanços e caixas de areia.
Dos 5 aos 9 anos dão preferência para corda de pular, livros, bicicletas, patins, jogos de mesa, equipamentos esportivos. Já dos 9 aos 14 anos, sua preferência vai para o computador, equipamentos eletrônicos, microscópio, jogos de mesa e de tabuleiro ou equipamentos para esportes coletivos.
Como se pode ver, tudo deve acontecer no seu devido tempo. Com alguns cuidados a mais da parte dos adultos, as crianças passam a brincar com brinquedos mais seguros e adequados para a sua faixa etária.