Não é apenas no verão que as pessoas podem desenvolver micoses. Trata-se daquelas lesões de pele, causadas por fungos, que costumam surgir especialmente em áreas mais abafadas como nas virilhas, nas axilas, entre os dedos dos pés, sob as mamas, nas unhas e até nos cabelos. Na verdade estes fungos podem ser encontrados em qualquer lugar. Não há quem não conheça o tal de “pé de atleta” ou “frieira”, que vem a ser a presença de fungos entre os dedos dos pés ou mesmo a “tínea cruris”, um tipo de micose que costuma desenvolver-se na base das coxas. Existe ainda um outro tipo de micose responsável pela pitiríase versicolor e que apresenta manchas esbranquiçadas, especialmente nas costas e nos flancos. Na verdade todas estas lesões têm algumas características em comum, pois se apresentam como pequenas áreas que descascam e soltam uma “poeirinha” de cor da pele, causando muito prurido e que ao se coçá-las, estas facilmente inflamam, podendo dar origem a feridas com secreção purulenta. Depois de instalado o processo, será preciso procurar por um médico e fazer o tratamento adequado.
Algumas boas medidas higiênicas podem ser muito úteis, seja na prevenção destas moléstias, ou também no seu tratamento. Vejamos algumas dicas. Em primeiro lugar, temos que evitar a contaminação: Não se deve compartilhar roupas ou tomar emprestados chinelos ou sapatos. Em segundo lugar, as unhas sempre devem ser limpas e o mais curtas possível. É bom ter certeza que o material de “manicure” realmente esteja sendo esterilizado adequadamente. Muito cuidado com o tal do “potezinho” para amolecer as unhas! É um perigo! Em terceiro lugar, é bom relembrar que os fungos gostam de calor e de umidade. Lógico, no inverno sempre têm aqueles que tomam seu banho apenas uma vez por semana. Esta consequente falta de higiene também contribui para o desenvolvimento de infecções por fungos.
Depois do banho deve-se secar bem as dobras das virilhas, as axilas, debaixo das mamas, entre os dedos. Enfim, nosso corpo precisa de muitos cuidados. Isto também vale durante o inverno! Um corpo saudável! Uma mente saudável! Uma vida bem mais agradável. Sigamos em frente!