Obesidade, hipertensão, disfunções coronarianas, insônia, estresse, nervosismo. Estas são apenas algumas consequências da falta de atividade física regular. Engana-se quem pensa que estes males afligem apenas os homens de idade adulta. Nos países mais desenvolvidos, assim como nos centros urbanos brasileiros, a obesidade infantil e a alta incidência de problemas cardíacos entre mulheres têm assombrado a comunidade médica com sua progressão acelerada.
Para evitar e combater estes males da vida moderna, a fórmula é uma só: melhorar a qualidade de vida das pessoas, através da prática regular de atividades físicas, de muita informação e pela aquisição de hábitos saudáveis. Mas e a parte estética? Emagrecimento, redução de gordura localizada e celulite, modelar o corpo de forma harmônica, tornando-o mais bonito, são consequências inevitáveis de um programa de exercícios, e não um objetivo principal. É claro que os resultados estéticos aparecerão através da atividade física, porém, só serão mantidos com hábitos de vida saudáveis. Quando a prioridade é apenas a parte estética, muitas vezes se coloca em risco a saúde, o que de fato não vale a pena.
A hora certa de começar
Não existe idade ideal para começar nem para deixar de fazer exercícios: na verdade, assim como reservamos um tempo do nosso dia para tomar banho ou escovar os dentes, deve haver um tempo reservado para alguma atividade física. Entretanto, a infância é a época de maior fixação de hábitos, destacando-se, entre eles, o da prática de exercícios.
Sabe-se que indivíduos que praticam atividades físicas por toda a vida não apresentam um declínio tão acentuado da capacidade funcional, e que as pessoas maduras e idosas reagem da mesma forma ao treinamento, ou seja, conseguem excelentes resultados musculares e cardiovasculares ao iniciarem um programa de exercícios físicos. Segundo um estudo do American College of Sports Medicine, as doenças da terceira idade não podem ser atribuídas apenas à idade avançada, mas sim (e principalmente) ao sedentarismo prolongado, que provoca perda de massa muscular (gerando problemas de posturas e metabólicos), altera as funções respiratória e neuromuscular e diminui a funcionalidade do indivíduo, que passa a ter dificuldade de executar as tarefas diárias mais simples.
Os benefícios e funções das atividades físicas regulares
- Reduzir o risco de morte prematura
- Reduzir o risco de morte por disfunções cardíacas
- Reduzir o risco de desenvolver diabetes
- Ajuda a reduzir a pressão alta em pessoas que sofrem de hipertensão
- Reduzir o rico de desenvolver hipertensão
- Reduzir o risco de desenvolver câncer de cólon
- Reduzir os sentimentos de ansiedade e depressão
- Ajudar a controlar o peso
- Ajudar a construir e manter ossos, músculos e articulações saudáveis
- Ajudar adultos mais velhos a se tornarem mais fortes e serem capazes de se mover sem quedas