Depois de passar uma semana em férias e sem acesso ao computador, pude novamente verificar como, nos dias de hoje, a tecnologia cada vez mais invade as nossas vidas.
É mais do que sabido que já não podemos viver sem o celular, o computador, o cartão do banco, a internet, etc. etc. Bem ou mal, estas “coisinhas” passaram a ditar as regras do nosso dia a dia. Mas, querendo ou não, também já começamos a sofrer as consequências desta ingerência na nossa maneira de falar, na maneira de pensar, de raciocinar e no próprio modo de levar a vida. Isto se formos abordar apenas três aspectos bem básicos. Hoje já há ume série de estudos que chamam atenção sobre o efeito benéfico de um pequeno cochilo no decorrer do dia. Há quem fale em um repouso de não mais do que 45 minutos.

Os resultados parecem se confirmar na forma de um significado aumento do rendimento nos estudos e no trabalho. Há inclusive um estudo publicado na revista Neurobiology of Learning and Memory, da Alemanha, segundo o qual, um sono profundo de 45 minutos poderia melhorar a memória em até cinco vezes.

Lógico, o excesso de sono também deixa as pessoas com mais sono, da mesma forma como a falta deste precioso repouso gera inúmeros malefícios, tanto no homem quanto na mulher. A necessidade do quantitativo de número de horas de sono varia de pessoa para pessoa e, sobretudo, de acordo com a idade. Da mesma forma, como pessoas com quadro crônico de insônia devem procurar identificar a causa deste distúrbio, pois as repercussões desta patologia costumam ter uma série de consequências, sobretudo sobre a preservação da memória. Dito isto, facilmente se poderia justificar aquele pequeno descanso depois do meio-dia.

Certamente poderemos ter um considerável ganho no rendimento nos estudos, sobretudo quando a manhã, na sala de aula, foi muito atribulada. Desejar um pequeno descanso de não mais do que 45 minutos depois do meio-dia não significa preguiça ou desinteresse. Segundo informações do site inglês Daily Mail, estaremos reforçando a capacidade do cérebro de elaborar e armazenar informações.