Nos dias de hoje, cada vez mais as pessoas se preocupam com o que comer, quando comer e quanto comer. Surgem perguntas como, a carne de gado é prejudicial à nossa saúde? A carne suína deve ser retirada no nosso cardápio? A carne de aves (frango) ou de peixe pode substituir a carne vermelha?
As respostas a estas dúvidas estão justamente nas três perguntas acima: o que comer, quando comer e quanto comer.
Poderíamos fazer uma análise do próprio ciclo, que constitui a evolução do ser humano ao longo da sua vida. O recém nascido necessita de uma alimentação muito rica em proteínas e de uma quantidade muito bem dosada de gorduras, o que ele recebe através do leito materno. Durante a infância e adolescência, continua havendo a necessidade de um aporte energético muito grande, para garantir o crescimento adequado do indivíduo.
A alimentação do adulto já estará na dependência da sua atividade física ou quem sabe, profissional. Assim, por exemplo, um trabalhador braçal ou um atleta terão um gasto de energia muito mais elevado do que o indivíduo de um comportamento mais sedentário. Já o idoso, que em geral passa a ter uma vida mais contemplativa, deve adequar a alimentação à sua real necessidade.
Em resumo, devem-se possuir hábitos alimentares apropriados para a idade. E aí vêm novamente as perguntas:
- O que comer? O consumo de carne de porco é prejudicial? Para o agricultor, o porco criado com as sobras dos alimentos gerados pela sua propriedade, constitui-se em uma boa fonte de carne e gordura. Entretanto, consumir carne suína em grande quantidade e ainda utilizar a banha para frituras e como cobertura para o pão, pode levar a um aumento dos níveis de colesterol e gordura. A alimentação deve ser sadia e com uma dieta balanceada, restringindo-se os alimentos ricos em gordura saturada e colesterol e substituindo-os por alimentos com baixos teores, como carne magra, derivados de leite desnatado, peixes, carne de frango sem pele etc.
- Quando comer? A criança em fase de crescimento deve consumir alimentos ricos em proteínas e frutas. O consumo em excesso de açucares, hidratos (pão, massa, bolachas) e de frituras, mais tarde irá cobrar seu preço. O adulto e o idoso devem adequar sua alimentação a uma real necessidade.
- Quanto comer? Recomenda-se a redução na ingestão de açucares e um aumento de consumo de frutas, vegetais, legumes e cereais ricos em fibras, minerais, vitaminas e cálcio alimentar.
Em resumo: comer pode fazer mal à saúde !!! Por isto, alimente-se com moderação. E se tiveres dúvidas, consulte seu médico.