Os meses de mais frio, ao menos aqui no Sul, costumam representar um grande desafio ao nosso organismo. Diversos problemas podem aparecer, entre eles, os resfriados, a asma brônquica, problemas de pele como micoses, entre outros. Além disto, nesta época de mais frio a fome também costuma ser mais insistente e as pessoas em geral são mais caseiras, isto é, gastam menos calorias com caminhadas e exercícios físicos. Assim, também há uma tendência ao aumento de peso. As temperaturas têm variado muito nestas últimas semanas, por isto, nada melhor do que lembrar alguns cuidados bem práticos.
Casas fechadas são um convite à transmissão de viroses e de desenvolvimento de ácaros, responsáveis pela asma e renites. Portanto, também no inverno deve-se abrir as casas e arejar os ambientes.
Casas climatizadas são muitos agradáveis, porém não se pode esquecer de proceder a limpeza periódica dos filtros dos equipamentos de ar- condicionado.
Ambientes climatizados favorecem a utilização de roupas mais leves. Ao se sair de uma área aquecida, não se pode esquecer de providenciar uma roupa mais quente. Os chamados choques térmicos costumam ser bastante ingratos com o nosso corpo.
Banhos muito quentes e demorados ressecam a pele. Bons hidratantes após o banho costumam ser úteis.
O vento frio provoca lacrimejamento. Colírios na base de soro fisiológico são muito práticos e úteis.
O tão agradável banho de sol nos dias de frio também tem seus inconvenientes para pessoas de pele muito clara. Portanto, também no inverno convém usar protetor solar.
Pessoas com história de alergias devem evitar o contato direto com cobertores de lã. As capas de cobertores não podem ser dispensadas.
E muita atenção com alguns equipamentos utilizados em casas fechadas nos dias frios: Aquecedores a gás: são muito eficientes, porém também têm seus riscos. Crianças pequenas perto de fogão aceso ou mesmo a conservação de tubos de gás dentro de casa representam um sério risco de acidentes.
Por último, mesmo nos dias frios, é importante não esquecer os exercícios físicos, as caminhadas e porque não lembrar, a manutenção de uma alimentação mais regrada. Desta forma estaremos contribuindo para uma melhor preservação da nossa saúde.