Na próxima quarta-feira, dia 6 de outubro, a Folha do Mate completa 49 anos. A equipe já está a mil na produção do caderno especial que circula na próxima semana e vai relembrar algumas histórias eternizadas pelo jornal, ao longo desse quase meio século, além de contribuições importantes da Folha para a vida de diversos venâncio-airenses. Quando falamos em um jornal que tem como slogan ser parceiro da comunidade, não há dúvida de que são muitos relatos emocionantes.
As colegas Taiane Kussler e Cassiane Rodrigues, ambas que foram ‘adotadas’ pela Capital do Chimarrão – Cassiane é natural de Cachoeira do Sul e Taiane de Dom Pedrito – trabalham na produção das matérias. Por meio das entrevistas, as jornalistas têm a oportunidade de conhecerem (e recontarem) histórias que marcaram a comunidade de Venâncio, como o nascimento dos quadrigêmeos de Linha Sapé e a mobilização para construção da sede do Corpo de Bombeiros. Esses são alguns dos assuntos que serão abordados no caderno especial de terça-feira. Não perca!
Mulheres e jornalismo
Assim como em muitas profissões, o jornalismo teve, por muito tempo, predomínio masculino. Nas últimas décadas, no entanto, essa configuração tem se alterado e o que se tem percebido, nos últimos anos, são redações cada vez mais femininas. É o caso da Folha do Mate. Atualmente, na equipe de produção de conteúdo – repórteres e jornalistas – são oito mulheres e quatro homens.
Luci Ellwanger
Quem abriu o caminho para as mulheres na redação da Folha do Mate foi a querida Luci Ellwanger, no ano seguinte à criação da Folha do Mate. Ela, aliás, foi a funcionária que atuou no jornal por mais tempo: foram 47 anos de casa.
Luci ingressou na empresa em 2 de julho de 1973, na função de redatora. Ela era a responsável por datilografar os textos dos repórteres no tamanho das colunas, na máquina de escrever elétrica, para posterior diagramação do jornal, que na época era feita totalmente de forma manual. Mais tarde, Luci atuou por muitos anos na recepção da Folha, sendo responsável, também pela coluna social com fotos enviadas por assinantes do jornal.
À Luci, que precisou se afastar da empresa, no ano passado, por conta da pandemia de coronavírus, nosso abraço carinhoso e o reconhecimento pelos anos que dedicou, por ter se tornado referência para tantos assinantes que buscavam algum atendimento na sede do jornal e pelo exemplo para todos os colegas. Na foto, o registro dos 40 anos de Luci na Folha do Mate, comemorados em 2013.