A Folha do Mate chega aos 53 anos na próxima segunda-feira, dia 6 de outubro. O presente para nossos leitores não poderia ser outro – a edição deste fim de semana chega com um caderno especial recheado de histórias. O suplemento de 32 páginas evidencia a relação do jornal com empresas de Venâncio Aires. Entre as matérias, estão exemplos de empreendimentos que estão entre os primeiros anunciantes da Folha, em 1972, e seguem ativas. Negócios familiares, que evoluíram e se adaptaram às mudanças sociais, como o Supermercado Lenz, Arly Hickmann, Eletro Armin e Posto Schmitz. Certamente, o caderno de aniversário da Folha do Mate vai despertar memórias e gerar curiosidade entre os leitores, especialmente a partir das peças publicitárias antigas que reproduzimos neste especial. A evolução da publicidade, do jornalismo, das empresas e, sobretudo, de Venâncio Aires, estão eternizadas nas páginas da Folha.

Fazer parte desta equipe, há uma década, é motivo de orgulho. Afinal, é uma oportunidade de registrar – e fazer parte – da história do nosso município. Desde 1972, o jornal noticia o que acontece de mais importante em Venâncio Aires e na região. Conta histórias, destaca os avanços, levanta demandas, indica soluções, fomenta o desenvolvimento. É isso é feito pelas páginas do jornal, mas também pelo site, pelas redes sociais, pela Terra FM 105.1 e nas publicações especiais. A você, que nos acompanha pelo jornal, pela rádio ou pela internet, o agradecimento especial. Seguimos trabalhando para oferecer jornalismo de qualidade e contribuir para o desenvolvimento da nossa região.

Na sala de aula

O colega jornalista Carlos Dickow, editor assistente da Folha do Mate, participou de um bate-papo com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer, na terça-feira, 30 de setembro. Ele conversou com as turmas de 1º e 2º ano sobre a rotina e o processo produtivo do jornal, compartilhando a experiência de 25 anos no jornalismo, dos quais 10 são em Venâncio Aires. A turma do 2º ano, da professora Liliana Becker de Moraes, trabalha com o projeto Jornal da Odila, com a produção de notícias. A iniciativa teve início no ano passado e está tendo sequência em 2025.

Visita da Escola Meu Cantinho

Na tarde de terça-feira, 30 de setembro, estudantes de pré-escola da Escola de Educação Infantil Meu Cantinho estiveram na Folha do Mate e Terra FM. As crianças estão aprendendo sobre diferentes profissões e realizaram a visita às empresas de comunicação para saber mais sobre a rotina dos jornalistas. Na oportunidade, entregaram um cartão feito por elas para a colega jornalista Débora Kist, mãe do aluno Rafael Kist de Oliveira, 5 anos. A turma esteve acompanhada das professoras Vanessa Nunes e Katielle dos Santos. Além de conhecer sobre a rotina produtiva do jornal, os alunos tiveram uma experiência no estúdio da Terra FM, durante transmissão do programa Clube do Ouvinte, com Renan Zarth, e interagiram com a mascote T-Rádio.

Juliana Bencke

Editora de Cadernos