A ação começa em casa

Por meio do projeto ‘Nascentes: nossa água, nosso futuro’, realizado pela Folha do Mate e Terra FM, temos divulgado diversas matérias sobre campanhas e iniciativas para preservar a água. Na edição deste mês do caderno especial, que circula encartada hoje, destacamos exemplos de duas famílias que instalaram sistemas de recolhimento de água da chuva. Algo simples e que pode fazer muita diferença para o meio ambiente e para o ‘bolso’, com redução da conta mensal de água.

Aliás, essa é uma das ações que garantem desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por meio do projeto IPTU Verde. Quem comprovar para a Prefeitura a estrutura para captar, armazenar e utilizar água da chuva pode ter desconto de 3%. O abatimento vale tanto para residências quanto para empresas.

Experiência

Na minha casa, contamos com um sistema de recolhimento de água – é o que salva as plantas e a horta no verão! Além disso, o uso da composteira para resíduos orgânicos e as árvores plantadas em frente à casa estão entre as iniciativas que garantem a opção do desconto do IPTU Verde.

A redução no valor do imposto é um estímulo para quem muitas pessoas passem a adotar práticas mais sustentáveis. Para mim e para o Ismael, chegou como um reconhecimento pelas práticas que começamos a adotar desde que mudamos para a nossa casa, em 2014, e que estão atreladas a um estilo de vida que busca contribuir com a natureza – ou, pelo menos, reduzir o impacto ambiental. Torço para que, a cada dia, mais pessoas se somem a este movimento.

Em tempo: as inscrições para o IPTU Verde seguem até 16 de novembro e podem ser feitas pelo site da Prefeitura.

Troque jornais velhos por brindes e descontos

Por falar em meio ambiente, recentemente, a Folha do Mate lançou a campanha ‘Folha Retornável – Sua atitude vale muito’. Por meio dela, assinantes são convidados a entregarem 10 quilos de jornais antigos na recepção da Folha para receber, em troca, um desconto de R$ 20 na renovação da assinatura, uma sacola retornável da campanha e uma muda de árvore. A campanha tem apoio da empresa VHM Vidros e as mudas foram doadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires.

Essa é mais uma iniciativa que busca contribuir com o meio ambiente. Ao mesmo tempo que garante o reaproveitamento dos jornais antigos, a campanha incentiva a utilização de ecobags nas compras, evitando o uso de sacolinhas plásticas. Além disso, é um estímulo ao plantio de árvores no município.

Diariamente, a Folha do Mate tem recebido leitores para fazer a troca dos jornais. Belmair Ilha é uma delas. Na foto, a recepcionista Vitória Bittencourt realiza a entrega dos brindes. Parabéns, Belmair, e a todos os outros assinantes que já aderiram à campanha.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido