Na sexta-feira, tive o prazer de conhecer Gabriel Brandenburg, um dos quadrigêmeos de Linha Sapé. O rapaz ingressa, na próxima semana, no curso de Teologia da Faculdades EST, para se formar pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) – sonho que ele mantém desde a infância e que, inclusive, influenciavam as brincadeiras de criança e o envolvimento com a comunidade. A matéria com ele, está na página 13 desta edição.
Durante nossa conversa, Gabriel me citou um provérbio popular que diz que um pastor “deve ter a Bíblia numa mão e o jornal na outra”.
Ele, que é um leitor assíduo da Folha do Mate, disse que não imagina seu dia a dia sem acompanhar as notícias. Gabriel também ressaltou a importância do conhecimento sobre o dia a dia e a realidade local, para desenvolver o trabalho de pastor. Afinal, a prática precisa aliar a reflexão e a prática.
Sucesso, ao Gabriel, na sua escolha profissional e de vida! Com certeza, será um venâncio-airense que fará história com a sua dedicação e a sua verdade, assim como ele e os irmãos Júlia, Mateus e Rafael tem sido notícia desde o nascimento, há 18 anos. Júlia, aliás, é nossa colega, como recepcionista da Folha do Mate e Terra FM.
Safra de tabaco
A safra já movimenta as indústrias de tabaco de Venâncio Aires e região. Ao encontro disso, ao próximo sábado, 26, a Folha do Mate publica o caderno Folha Rural – especial Safra do Tabaco, por meio do qual destaca o protagonismo do município na produção agrícola e a importância econômica das indústrias de beneficiamento de tabaco.
Considerando setor primário e a indústria, o setor de tabaco representa quase 52% do Valor Adicionado Fiscal (VAF) do Município, conforme os dados mais recentes, de 2020. É a base da economia de Venâncio, e que movimenta uma série de outras empresas e de serviços, além de gerar milhares de trabalhadores. No suplemento especial, também serão contadas histórias de safreiros e de agricultores que têm a sua rotina ligada ao tabaco. Tem alguma experiência marcante para relatar? Envie para [email protected] ou para o WhatsApp da Redação, 98943-4110.
Mato Leitão: 30 anos
O município vizinho de Mato Leitão completa 30 anos de emancipação política e administrativa, no dia 20 de março. Para marcar a data, um grande projeto será desenvolvido pela Folha do Mate, em parceria com a Prefeitura, a fim de apresentar as potencialidades da Cidade das Orquídeas. A exemplo do que ocorre todos os anos, em Venâncio, a empresa jornalística vai publicar o Perfil Socioeconômico de Mato Leitão.
A revista, que terá distribuição dirigida, vai apresentar um raio x do município: serviços, infraestrutura, projetos e perspectivas, além de destacar fato importantes das três décadas do município. Além disso, a publicação contará com lista das maiores empresas e produtores rurais de Mato Leitão. Vem coisa boa por aí!