Nos últimos anos, em diversas ocasiões, um projeto inovador na área ambiental de Venâncio Aires foi notícia, tanto na Folha do Mate quanto em outros veículos locais e teve até mesmo repercussão nacional. Os números sempre chamaram atenção. Afinal, foram R$ 4,1 milhões conquistados por meio do programa Lixão Zero, do Governo Federal, que reverteram na compra de mais de 900 contêineres, dois caminhões para a coleta de lixo, dois automóveis para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), um triturador de galhos, duas mil composteiras domésticas e biodigestores distribuídos para 22 escolas.
Para além dos números, no entanto, estão muitas histórias. As histórias das tantas pessoas impactadas com as ações, que passaram a fazer compostagem em casa, por exemplo. Mas também as histórias de quem sempre sonhou com avanços na gestão dos resíduos do município e construiu o projeto. Essa é a história da Carin Taiara Gomes, fiscal de meio ambiente que atua há quase 12 anos na Semma. Foi ela quem tomou a frente para criar o projeto.
Nessa semana, conversei com ela para o caderno especial de 20 anos da Semma, que divulgamos na edição de hoje da Folha do Mate. Na entrevista, pude saber mais sobre os bastidores da formulação do projeto, em 2019. Em meio à rotina atribulada de fiscalizações – que abrange desde questões de empreendimentos, casos de maus tratos a animais e terrenos com vegetação alta, para citar algumas atividades -, a servidora pública dedicou horas de folga, noites e fins de semana para elaborar o projeto.
“Foi justamente na época que a secretaria mudou de prédio e estávamos sem luz, telefone e internet. Eu pegava o computador e ia para o prédio da Prefeitura, em algum cantinho cedido numa sala, para poder fazer os orçamentos e as pesquisas”, contou Carin.
Frente à grandiosidade desse projeto e do quanto ele ainda promete trazer benefícios ambientais para Venâncio, achei que essa história da Carin, para além dos números, mereceria ser contada. Ela não é única, tenho certeza, mas é inspiradora e merece ser valorizada.
Quando falo sobre os benefícios que ainda virão, já podemos ter uma pista disso com a redução da quantidade de lixo orgânico já identificada. No caderno especial, destacamos esse dado apresentado pelo secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen. No comparativo do primeiro quadrimestre deste ano com o mesmo período de 2021, antes da distribuição das composteiras, foram 160 toneladas de lixo a menos encaminhadas ao aterro sanitário, o equivalente a 5% do total.
Ainda é pouco, mas é um início. Esse número pode crescer se o trabalho de educação ambiental for contínuo e a população abraçar a ideia de utilizar o resíduo orgânico para compostagem, em vez de colocar no lixo. Obrigada, Carin e a toda equipe da Semma, por proporcionar essa oportunidade para os venâncio-airenses!
Entrevista especial
Essa semana, tive o prazer de realizar uma entrevista diferente, com os alunos da turma de pré A da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Yolita da Cruz Portella, do bairro Brígida. A instituição é uma das contempladas com biodigestor, onde são depositados restos de comida e cascas de frutas e legumes que geram biogás e biofertilizante.
A chegada do equipamento, há cerca de três meses, despertou a curiosidade das crianças e teve até mesmo quem achou que se tratava de um brinquedo inflável. Com a orientação das professoras Marta Elisa da Veiga, Karla Simone Silva e Quadros, Cristina Raquel Pilz e Taiane Jaqueline Wagner, os alunos conheceram mais sobre o biodigestor e o uso do biofertilizante.

Foi bonito de ver crianças de 4 e 5 anos falarem de biofertilizantes, reaproveitamento de resíduos e cultivo de plantas. As crianças também estão empenhadas no cuidado com as árvores e também aprenderam sobre as formigas, depois que elas cortaram as folhas. Vivências que conduzem ao aprendizado, numa educação que tem o aluno como protagonista. Parabéns à Emei Yolita por esse trabalho tão sensível e importante! A escola tem 116 alunos e tem como diretora Júlia Grasiela Thiesen e vices Juliara Beatriz Dornelles e Helena Maria Kist.