No dia 20 de setembro, a Folha do Mate apresentou, em reportagem especial de duas páginas, a trajetória de João Bez Batti, um dos maiores escultores do país e artista reconhecido em âmbito internacional. Embora resida em Bento Gonçalves há mais de 50 anos, ele é natural de Venâncio Aires (Vila Estância Nova). Ao longo da sua história, o ‘poeta das pedras’ ou ‘domador do basalto’, como é conhecido, recebeu uma série de homenagens pelo expressivo trabalho. No entanto, faltava o reconhecimento da terra natal.

Desde o primeiro contato da colega Débora Kist, que produziu a reportagem, o artista falou sobre o quão especial era ter essa divulgação em Venâncio Aires – sentir-se abraçado pelo município onde nasceu e pelo qual tem um carinho especial. Ele não escondeu a emoção ao ler a reportagem divulgada pela Folha e também na semana passada, após assistir ao minidocumentário divulgado no canal Terra Play, do YouTube – produzido por Débora e os colegas Renan Zarth e Luana Weschenfelder.

Bez Batti durante entrevista com a jornalista Débora Kist (Foto: Renan Zarth/Terra FM)

Neste sábado, 17, Bez Batti e a esposa Maria Schirley Ohlweiler estarão em Venâncio Aires, no Clube de Leituras, onde serão homenageados. De acordo com a responsável pelo Setor Cultural do Clube de Leituras, Voní Eidt, o objetivo é celebrar a trajetória de um dos maiores expoentes da escultura nacional e internacional, além de reconhecer a participação do casal na história de Venâncio Aires – Schirley foi rainha do Carnaval e eles participaram das atividades no Clube.

Nesta semana, em contato com a jornalista Débora Kist, o escultor falou da expectativa e alegria do evento na Capital do Chimarrão. “A homenagem de Venâncio era a que faltava. Agora completou, não preciso mais homenagem de outros lugares”, resumiu o escultor, que tem 84 anos.

Que bom saber que a Folha do Mate abriu espaço de destaque para este ilustre venâncio-airense e contribuiu para divulgar a arte dele na terra natal. Uma homenagem mais do que merecida!

Educação ambiental

Na última quinta-feira, 16, a edição da Folha do Mate circulou com o caderno Responsabilidade Ambiental. Com 16 páginas, a publicação mensal contempla conteúdos relacionados à sustentabilidade, ecologia e gestão ambiental. Por meio desse material especial divulgamos projetos de empresas e entidades, boas iniciativas dos cidadãos e entrevistas com especialistas, além lançar luz sobre temas que precisam de atenção. É o jornalismo como ferramenta de educação ambiental.

Além das reportagens, a cada edição, o caderno Responsabilidade Ambiental conta com uma atividade pedagógica ou jogo para crianças. Aspectos sobre a fauna e flora, separação do lixo e preservação da água são abordados de forma lúdica, em atividades como jogos de tabuleiro, caça-palavras, frases enigmáticas e jogos de sete erros. No site folhadomate.com, na seção Responsabilidade Ambiental, estão disponíveis os arquivos das atividades em PDF, para imprimir e fazer em casa ou na escola com as crianças. Clique aqui para acessar.

Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.