O que você deseja para o futuro do Rio Grande? Essa foi a provocação do movimento Novas Páginas, da Folha do Mate, Terra FM e agência Traço D, durante ação realizada na quinta-feira, 13, na Praça Henrique Bender, no Centro de Venâncio Aires. Pessoas da comunidade e lideranças do município foram incentivadas a expor seus desejos para o estado, que busca de reerguer, após ser atingido pela maior catástrofe climática da história, no mês passado.
Em meio aos desafios econômicos, estruturais, ambientais, sociais e de logística, este é, sem dúvida, um momento de reflexão, para que possamos projetar – e fazer – um futuro melhor. Meu maior desejo para o futuro da população gaúcha é a educação de qualidade, pois ela perpassa todas as áreas. Como jornalista, sonho em escrever notícias sobre um estado que seja referência em educação. Sobre projetos de destaque, bons índices de ensino, professores com remuneração justa, escolas com tempo integral e estrutura qualificada: bibliotecas cheias de livros, ginásios de esportes, laboratórios de ciências.
Nas novas páginas que desejo escrever, haverá espaço para histórias de protagonismo de estudantes gaúchos – estes, que serão os cidadãos e profissionais do futuro. Com a certeza de que a educação perpassa todas as demais áreas, é nesta base que poderemos construir um estado mais sustentável – social, ambiental e economicamente.
Nesta semana, em visita a Venâncio Aires, o governador Eduardo Leite, que definiu a educação como bandeira do seu segundo mandato, confirmou prioridade para a execução da reforma do ginásio de esportes da Escola Estadual de Ensino Médio Adelina Isabela Konzen, de Vila Estância Nova. A instituição acolheu os alunos da Escola Mariante, cujo prédio foi totalmente afetado pela enchente do rio Taquari. O ginásio da Adelina está interditado há cerca de 10 anos. Esse é apenas um exemplo entre tantos que precisam ser resolvidos. Que a promessa saia do papel em breve e possamos noticiá-la, com destaque, na Folha do Mate.
Coberturas históricas
Nos últimos meses, em especial, nas últimas semanas, uma série de coberturas históricas fez parte do dia a dia dos veículos de comunicação da região, por conta dos eventos climáticos extremos. O presidente Luís Inácio Lula da Silva esteve duas vezes no Vale do Taquari. Nesta semana, a equipe da Folha e Terra FM acompanhou a visita da comitiva do Governo do Estado. Atuaram na cobertura os colegas Carlos Dickow, Juan Grings, Leonardo Pereira e Luana Schweikart.
“Estar em coberturas como a visita do governador ou do presidente é sempre motivo de orgulho. No entanto, o cenário e motivo pelas quais elas acontecem é desolador, seja em Cruzeiro do Sul ou em Mariante, é andar próximo das autoridades em meio aos escombros. Em Mariante, ver o governador caminhar pelas ruas que, somada aos anúncios e possibilidades, traz uma sensação de esperança e de amparo. Pode ser que as promessas não saiam do papel em um curto prazo, mas saber que o local não está esquecido, é muito importante”, comenta o jornalista Leonardo Pereira, cuja família residia em Vila Mariante e também teve a casa atingida.
Exclusivo do Assinante
A página Exclusivo do Assinante, divulgada pela Folha do Mate, está remodelada (veja na página 5 do caderno 360). Apesar do novo design, o espaço segue com o mesmo propósito: valorizar os assinantes do jornal que podem publicar registros de aniversário, casamento, bodas ou viagens de forma gratuita.
A publicação é quinzenal e também apresenta a lista dos aniversariantes, que concorrem nos sorteios de duas minifestas. Os vencedores recebem uma torta, salgadinhos e refrigerante, em uma visita da equipe da Folha do Mate. A assistente comercial do departamento de Assinaturas, Paola Vivas, lembra que, para participar, é importante o assinante manter o cadastro atualizado, o que pode ser feito pelo WhatsApp: (51) 9388-4868.