No último domingo, 1º, foram eleitos os cinco conselheiros tutelares que atuarão pelos próximos quatro anos em Venâncio Aires. Os mais votados foram Jeferson Schultz (482 votos), Luciane Wagner (443), Aline Machado da Silva (430), Fernando Marcelo da Silva Trindade (334) e Maria Roseli Henz (276).
O pleito levou 3.297 eleitores ao Grêmio Recreativo Sete de Setembro, onde aconteceu a votação. Apesar de ser maior do que o da última eleição, o número ainda é baixo. Representa pouco mais de 6% dos 53.500 eleitores do município.
Embora não seja obrigatória, a possibilidade de participar da escolha dos conselheiros tutelares é uma forma de exercer a cidadania, justamente em uma área que é – ou deveria ser – responsabilidade de todos: a proteção das crianças e dos adolescentes.
Recentemente, em agosto deste ano, o caso de duas crianças, de 5 anos e de 1 ano e meio, torturadas pela família chocou o município. A dimensão do fato evidenciou a importância do trabalho dos conselheiros tutelares, que, ao serem acionados pelo Hospital São Sebastião Mártir, encaminharam o caso à Polícia Civil e realizaram todo o acompanhamento dos menores.
A maioria das situações atendidas pelo Conselho Tutelar, entretanto, não é noticiada. Diariamente, os conselheiros atuam em casos de violação dos direitos da criança e do adolescente: abuso sexual, negligência e infrequência escolar, para citar alguns. Nesse trabalho invisível para boa parte da sociedade, esses profissionais têm uma função primordial para garantir o bem-estar das crianças.
Embora haja consenso quando se fala da importância da educação e do bem-estar das crianças para o futuro, pouco se vê de ação concreta, em ocasiões nas quais a comunidade é chamada a participar, como a eleição dos conselheiros.
O artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”. Ou seja, é um compromisso de todos nós. Vivemos em rede. Se queremos um bom lugar para viver com nossa família, é necessário ocupar nosso espaço como cidadãos e buscar melhorias coletivas. Acompanhar e valorizar o trabalho do Conselho Tutelar é uma forma de fazer isso.
Seu professor merece uma homenagem
No próximo domingo, 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor. Para marcar a data, a Folha do Mate convida os estudantes a demonstrarem o carinho pelos educadores, por meio de mensagens enviadas para o jornal. Elas serão divulgadas nas plataformas digitais da Folha do Mate e algumas também serão selecionadas para publicação na edição impressa do próximo sábado.
Diversas escolas de Venâncio já receberam o material de divulgação da campanha alusiva ao Dia do Professor. Além disso, na tarde de sexta-feira, a colega da Folha do Mate Melissa Kist participou do encontro da União dos Estudantes de Venâncio Aires (Uesva) e convidou os representantes dos grêmios estudantis a homenagearem os professores. Esperamos mensagens especiais para demonstrar todo o carinho que os docentes merecem!
Para participar, acesse aqui o formulário de envio da mensagem.