Tem pautas que enchem o coração da gente, pelo carinho e a alegria dos entrevistados. Essa semana tive a oportunidade de vivenciar uma dessas situações, durante o primeiro evento do Intercâmbio entre Clubes de Mães de Venâncio Aires deste ano.

Acompanhada pelo estudante de Jornalismo Guilherme Lermen, que realiza o estágio obrigatório do curso na Folha do Mate, estive no ginásio de Linha Maria Madalena, na tarde de quarta-feira, 12. Na ocasião, o clube local recebeu as convidadas de Linha Olavo Bilac. As anfitriãs capricharam na recepção, com um café colonial delicioso.

O resgate de receitas tradicionais das localidades, com a elaboração das receitas, é apenas um dos objetivos do intercâmbio. Os eventos também buscam integrar as mulheres rurais, promover a troca de experiências e estimular o cuidado com a saúde, a autoestima e o bem-estar. Nos depoimentos das participantes do encontro e nos sorrisos estampados nos rostos, pude perceber o quanto isso realmente acontece.

Pelo protagonismo que as mulheres rurais exercem no trabalho na agricultura e nas comunidades onde estão inseridas, ações como essa são tão importantes. Como me disse a vice-prefeita Izaura Landim, que também esteve no encontro, é uma oportunidade para elas reconhecerem seu valor e se autoaplaudirem.

E por falar em reconhecimento, deixo aqui registrada a relevância do trabalho da equipe da Emater e, em especial, da extensionista rural social Viviane Röhrs, pelo olhar atento voltado às mulheres rurais.

Alzheimer em evidência

O psiquiatra Eduardo Hostyn Sabbi, presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) – regional Rio Grande do Sul, esteve em Venâncio Aires, na terça-feira, 11, para participar do encontro do Grupo de Leitura Guarda-chuva em Flor. O evento ocorreu na Biblioteca Pública Municipal Caá Yari, local que sedia as reuniões quinzenais do grupo, formado por familiares de pessoas com Alzheimer e demais interessados.

Sabbi veio de Porto Alegre especialmente para participar do encontro e incentivou a criação de um grupo de apoio ligado à ABRAz, a exemplo do que já existe em outros municípios. Torço para que a iniciativa saia do papel e que mais ações preventivas e de apoio aos pacientes e familiares possam ser viabilizadas, inclusive, com o apoio do Poder Público.

Últimas vagas para o SOS Redação

No dia 2 de maio, o Na Pilha!, da Folha do Mate, promove o evento SOS Redação, com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A atividade preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada no auditório do Colégio Bom Jesus, a partir das 8h30min, e contará com uma aula especial com a professora Luana Schonarth, do Grupo Redação. Além disso, marcará o lançamento do projeto Aquece Enem da Unisc.

A procura tem sido intensa por parte das escolas e também com contatos diretos de jovens que estão com as atenções voltadas à prova. Nos primeiros dias de inscrição, a maioria das vagas já foram preenchidas. Além de estudantes de Venâncio Aires, alunos de Mato Leitão e Vale Verde já estão confirmados. Quem deseja participar deve fazer contato o quanto antes pelo telefone ou WhatsApp 3793-2450.

Em edições do evento realizadas em anos anteriores, sempre tivemos um retorno muito positivo por parte dos estudantes, pela importância que a aula teve na sua preparação para o Enem. Esse é o objetivo novamente. Afinal, a nota da prova abre muitas portas no Ensino Superior, como as bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.