Tem pautas que enchem o coração da gente, pelo carinho e a alegria dos entrevistados. Essa semana tive a oportunidade de vivenciar uma dessas situações, durante o primeiro evento do Intercâmbio entre Clubes de Mães de Venâncio Aires deste ano.
Acompanhada pelo estudante de Jornalismo Guilherme Lermen, que realiza o estágio obrigatório do curso na Folha do Mate, estive no ginásio de Linha Maria Madalena, na tarde de quarta-feira, 12. Na ocasião, o clube local recebeu as convidadas de Linha Olavo Bilac. As anfitriãs capricharam na recepção, com um café colonial delicioso.
O resgate de receitas tradicionais das localidades, com a elaboração das receitas, é apenas um dos objetivos do intercâmbio. Os eventos também buscam integrar as mulheres rurais, promover a troca de experiências e estimular o cuidado com a saúde, a autoestima e o bem-estar. Nos depoimentos das participantes do encontro e nos sorrisos estampados nos rostos, pude perceber o quanto isso realmente acontece.
Pelo protagonismo que as mulheres rurais exercem no trabalho na agricultura e nas comunidades onde estão inseridas, ações como essa são tão importantes. Como me disse a vice-prefeita Izaura Landim, que também esteve no encontro, é uma oportunidade para elas reconhecerem seu valor e se autoaplaudirem.
E por falar em reconhecimento, deixo aqui registrada a relevância do trabalho da equipe da Emater e, em especial, da extensionista rural social Viviane Röhrs, pelo olhar atento voltado às mulheres rurais.
Alzheimer em evidência
O psiquiatra Eduardo Hostyn Sabbi, presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) – regional Rio Grande do Sul, esteve em Venâncio Aires, na terça-feira, 11, para participar do encontro do Grupo de Leitura Guarda-chuva em Flor. O evento ocorreu na Biblioteca Pública Municipal Caá Yari, local que sedia as reuniões quinzenais do grupo, formado por familiares de pessoas com Alzheimer e demais interessados.
Sabbi veio de Porto Alegre especialmente para participar do encontro e incentivou a criação de um grupo de apoio ligado à ABRAz, a exemplo do que já existe em outros municípios. Torço para que a iniciativa saia do papel e que mais ações preventivas e de apoio aos pacientes e familiares possam ser viabilizadas, inclusive, com o apoio do Poder Público.
Últimas vagas para o SOS Redação
No dia 2 de maio, o Na Pilha!, da Folha do Mate, promove o evento SOS Redação, com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A atividade preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada no auditório do Colégio Bom Jesus, a partir das 8h30min, e contará com uma aula especial com a professora Luana Schonarth, do Grupo Redação. Além disso, marcará o lançamento do projeto Aquece Enem da Unisc.
A procura tem sido intensa por parte das escolas e também com contatos diretos de jovens que estão com as atenções voltadas à prova. Nos primeiros dias de inscrição, a maioria das vagas já foram preenchidas. Além de estudantes de Venâncio Aires, alunos de Mato Leitão e Vale Verde já estão confirmados. Quem deseja participar deve fazer contato o quanto antes pelo telefone ou WhatsApp 3793-2450.
Em edições do evento realizadas em anos anteriores, sempre tivemos um retorno muito positivo por parte dos estudantes, pela importância que a aula teve na sua preparação para o Enem. Esse é o objetivo novamente. Afinal, a nota da prova abre muitas portas no Ensino Superior, como as bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni).