Retornei ao trabalho, nesta semana, após o período de licença-maternidade. É um novo ciclo que se inicia, com muito gás e vontade de contribuir com novos conteúdos e projetos da Folha do Mate e da Rádio Terra FM. Agora, com uma motivação a mais: minha filha Laura, que está com 5 meses e já gosta de olhar as imagens e brincar com as páginas do jornal. Como toda mãe que volta a trabalhar, cheguei com o coração um pouco apertado neste retorno longe da minha pitoca. Mas, com a recepção calorosa dos colegas, tudo fica mais fácil. Meu agradecimento a todos e também aos leitores que me acompanham neste momento especial.

Inovações no tabaco

Circula encartado, na edição de hoje, o caderno Mapa Rural especial Safra do Tabaco. Todos os anos, a Folha do Mate publica o suplemento como forma de marcar o começo do beneficiamento do tabaco nas indústrias. É o início da safra que movimenta milhares de trabalhadores temporários e muitas empresas ligadas direta e indiretamente ao setor. Ao mesmo tempo, é o período de encerramento da safra nas propriedades rurais, com a venda do tabaco.

No suplemento especial, destacamos inovações na cadeia produtiva. Tive o prazer de conversar com a agricultora Cleusa Rippel, de Linha Hansel, na manhã de quinta-feira. Na propriedade da família, atuam ela, o esposo Márcio Müller e os pais José Alfonso e Ilária Rippel. Entre os recentes investimentos deles em tecnologia estão uma estufa de carga contínua para a secagem do tabaco, algo ainda raro no município, além de placas solares para geração própria de energia, o que tem se tornado uma tendência no meio rural. A família de Linha Hansel é exemplo inspirador: une tradição, dando sequência ao trabalho realizado há décadas, com a inovação, buscando meios para garantir mais eficiência, melhoria dos processos e qualidade de vida. A matéria pode ser conferida na página 11 do caderno especial. Sucesso à família!

85 anos da Padaria Schuh

Um dos empreendimentos familiares mais tradicionais de Venâncio Aires, a Padaria Schuh completou 85 anos neste mês. Nessas oito décadas e meia, as delícias do Schuh estiveram presentes no paladar e na memória de muitos venâncio-airenses. Para resgatar histórias, destacar a evolução da empresa e tantas pessoas que fizeram parte dessa trajetória, iniciada por Alfredo Schuh e que hoje está na terceira geração da família, a Folha do Mate vai publicar um caderno especial, no próximo sábado. Confira!

E se plantássemos mais árvores?

Em meio ao calorão escaldante de janeiro e fevereiro, encontrar uma sombra para estacionar ou para se abrigar do calor é um verdadeiro alívio. Tenho observado, entretanto, que está cada vez mais difícil ter árvores nas calçadas em Venâncio. Onde elas existem, são disputadas de forma acirrada. Afinal, todos concordam no quanto é bom ter um local fresquinho para estacionar ou mesmo descansar durante uma caminhada.

Em muitos locais, árvores de grande porte, como as tipuanas, do Calçadão, precisaram ser substituídas, por conta dos danos causados pelas raízes e pelos riscos que ofereciam. Mas me intriga o fato de ver poucas árvores, especialmente em frente a novas construções ou loteamentos.

Além de ajudar a aliviar o calor, as árvores são essenciais para a retenção da água da chuva no solo, sem falar no quanto a arborização embeleza a cidade. Periodicamente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente distribui mudas de árvores nativas. Inclusive, a arborização no passeio público pode garantir desconto de 2% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por meio do IPTU Verde. Motivações não faltam. Que tal se programar para aproveitar o outono deste ano para plantar uma árvore na frente de casa?

Juliana Bencke

Editora de Cadernos