Que 2021 foi um ano difícil, ninguém tem dúvida. Mas quem chega com saúde ao final deste ano, com certeza, tem uma série de motivos para agradecer. O que você vê ao olhar para trás neste ano? Quem gostaria de agradecer? Fazer este balanço e manifestar a gratidão e o carinho a pessoas que estão à nossa volta ou mesmo aquelas que estão longe, é uma forma de celebrar o Natal e se preparar para o próximo ano.
Fazendo uma retrospectiva profissional deste ano, os principais fatos que me vêm à memória estão relacionados com a pandemia. Os momentos mais tensos foram vividos no fim de fevereiro e ao longo de março, quando o Hospital São Sebastião Mártir e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ficaram superlotados, houve recorde de casos e de óbitos por Covid-19. Nosso trabalho nunca parou, mesmo quando vários colegas adoeceram e se afastaram para poderem se recuperar.
No dia 19 de fevereiro, fizemos uma selfie na Redação para registrar a sexta-feira em que trabalhamos com menos da metade da equipe. Quando olho pra trás, penso naquele dia e agradeço a parceria dos colegas com quem dividi momentos tão desafiadores.

E você, o que enfrentou ou viveu de especial neste ano? A quem gostaria de agradecer? A Folha do Mate convida os leitores a enviarem mensagens a familiares, amigos e pessoas que desejam agradecer e homenagear alguém que foi ombro amigo, força ou delicadeza neste ano tão difícil.
A ideia é movimentar uma corrente de gratidão, carinho e amizade. As mensagens serão publicadas no caderno especial ‘Mensagens de Natal – Você me faz tão bem’, no dia 24 de dezembro. A proposta é repetir a experiência do ano passado, quando foram divulgadas 11 mensagens (cartas), que tornaram o jornal da véspera de Natal muito emocionante.
Para participar, basta enviar um texto de até 15 linhas e uma foto com a pessoa homenageada, até a próxima quarta-feira, 15, pelo e-mail juliana@folhadomate.com.br ou WhatsApp 98943-4110.
Um dezembro cheio
Se a agenda de dezembro é cheia de encontros e confraternizações de fim de ano, o mesmo vale para as publicações especiais da Folha do Mate: o cronograma de cadernos especiais que serão publicados ao longo do mês é extenso. Na Redação, estamos a mil na produção dos materiais especiais que serão encartados nas próximas edições. Nesta semana, tivemos o caderno jovem Na Pilha!, que circulou na terça-feira, e o Folha Rural, encartado hoje.
Semana que vem, teremos especiais do Dia do Arquiteto, da Mulher Advogada, do Anuário ARQ, caderno de Presentes de Natal e o especial do projeto ‘Nascentes: nossa água, nosso futuro’. Além disso, já começamos a produção do caderno Retrospectiva e das Previsões para o próximo ano. A propósito: nesta semana, iniciei as entrevistas para elaboração do material. Pelas previsões iniciais dos búzios e das cartas ciganas, 2022 promete ser um ano, ainda de desafios na saúde e na economia, mais ameno do que este. Que assim seja e que façamos a nossa parte!
LEIA MAIS:
Leitores podem enviar mensagens para o caderno especial de Natal