O mês de fevereiro é marcado pela expectativa pelo retorno das aulas. O clima ainda é de férias, mas os estudantes já se preparam para voltar à sala de aula. Em Venâncio, a maioria das instituições inicia as atividades depois do dia 19, data de retorno da rede estadual e colégios particulares. No dia 21, voltam as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Até lá, os dias serão marcados por muita movimentação: escolha dos materiais, organização da mochila e muitos planos para colocar em prática com os colegas e professores.
Lembro como se fosse hoje das minhas férias escolares da infância, quando contava os dias para o início das aulas, decorava as páginas dos cadernos com figurinhas, não via a hora de poder usar os materiais novos.
Nesta semana, tive o prazer de relembrar essas histórias, com a produção do conteúdo especial sobre volta às aulas que circula nesta edição. Conversei com professores, gestores escolares e familiares de estudantes. A pequena Kyara Beatrice Padilha, de 6 anos, está contando os dias para ir para “escola grande” (foto). A partir do dia 21, vai frequentar a Emef Benno Breunig, no bairro São Francisco Xavier.
Da mesma forma que foi muito bom ver a empolgação da pequena estudante, também é satisfatório acompanhar as melhorias do Colégio Oliveira, que dará início ao primeiro ano letivo, com a parceria com a empresa Aprender Gestão Educacional. A escola, que tem 60 anos de história em Venâncio Aires, vivia um momento de extrema dificuldade para se manter. Aliás, foi a partir de uma matéria divulgada pela Folha do Mate, que o sócio-gestor da Aprender, Fernando Barcellos da Rosa, tomou conhecimento da situação e procurou a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Venâncio Aires (Coopeva) para firmar a parceria, no ano passado.
Estive no Oliveira nesta semana e pude conferir um pouco da reforma da escola. As obras já deram uma ‘cara nova’ à instituição, e seguirão pelos próximos meses. As principais novidades, no entanto, são relacionadas ao ensino, com implantação do Sistema Poliedro de Ensino, considerado de excelência nacional, investimento em tecnologia e uma série de projetos. O retorno do Ensino Médio é outra boa notícia.
É bom ver o quanto o colégio tem se fortalecido e buscado retomar seu protagonismo no município. Um dos objetivos futuros, inclusive, é trabalhar com música – com certeza, muitos venâncio-airenses lembram da banda do Oliveira regida pelo professor Ivo Seidel, que se tornou referência no município. Sempre que uma escola encerra atividades, seja ela pública ou privada, é uma perda para toda a comunidade. Por isso, é motivo de alegria ver o Colégio Oliveira inaugurar uma nova etapa na sua história, revitalizado.
No dia 17, um sábado, o Colégio Oliveira vai abrir as portas para que a comunidade possa conferir as novidades e conhecer a estrutura. O evento de abertura do ano letivo começará às 8h30min e todos os interessados podem participar.
Educação especial no Fórum
O Fórum Internacional e Nacional de Educação de Venâncio Aires de 2024 terá a primeira etapa da programação nos dias 19 e 20 de fevereiro. O evento vai reunir profissionais da rede municipal de ensino no Clube de Leituras. Serão três momentos de palestra e um turno dedicado a trabalhos em grupo, por áreas de atuação, em diferentes locais.
A temática central do fórum será a educação especial. “Este tem sido um tema olhado com muita atenção dentro das escolas e vai nortear a formação continuada dos profissionais da rede, neste ano”, explica a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Juliane Weiss Niedermayer. De acordo com ela, a segunda etapa do Fórum está agendada para os dias 1° e 2 de agosto. Ao todo, a rede municipal de ensino tem mais de 1.020 profissionais.