Nos últimos anos, em diversas ocasiões, percebi o impacto positivo da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) na vida de jovens do interior de Venâncio Aires. Mais do que obter a capacitação técnica em Agricultura, paralela ao Ensino Médio, os estudantes da instituição se tornam protagonistas nas propriedades rurais das famílias e nas comunidades onde estão inseridos.
Recentemente, tive o privilégio de conhecer a Suele Taís Keller, de Linha Antão. Aos 18 anos, ela concluiu as aulas no ano passado e agora realiza os estágios do curso. Embora ainda não tenha definido como será sua atuação profissional, o conhecimento adquirido ao longo dos três anos da Efasc já é aplicado na propriedade, onde mora com o irmão, José Roberto, também estudante da Escola Família Agrícola, os pais Cláudio e Tatiana, e os avós Lotário e Noemia Keller.
Tanto no cultivo de hortaliças quanto no quintal com uma ampla variedade de árvores frutíferas, as práticas agroecológicas garantem uma produção benéfica para o meio ambiente e para a saúde, por não contar com agrotóxicos e outros aditivos químicos.
O que me chamou mais atenção, no entanto, não foi a diversidade de produtos, mas, sim, o quanto a família Keller apoia e valoriza as ações de Suele e José Roberto. A jovem ressaltou, durante nossa conversa, o quanto os pais e avós ‘compraram as ideias’ dela com relação às práticas agroecológicas e outros projetos desenvolvidos na escola.
Vi, na família Keller, um bonito exemplo de sucessão, no qual a nova geração tem espaço para inovar e testar suas ideias. Isso com o apoio e a experiência dos mais velhos. Pelo relato de Suele, pude perceber o quanto essa aproximação foi se consolidando ao longo dos três anos do Ensino Médio na Efasc, por meio da pedagogia da alternância utilizada na escola, na qual os estudantes ficam uma semana no colégio e outra em casa, quando colocam em prática o que aprendem. Além disso, o Projeto Profissional do Jovem, realizado durante o curso, faz com que os alunos conheçam a fundo a propriedade, as origens da família e a comunidade. Ao final, eles desenvolvem um projeto viável dentro do seu contexto.
Tatiana não esconde o orgulho dos filhos e o quanto toda a família tem aprendido com a escola. “Lembro bem que já na primeira semana que a Suele voltou da escola, chegou muito animada. A gente estava no galpão e ela não parava de falar, toda animada, de ‘pilha nova’. Naquele dia pensei: ‘aquela escola está mudando a vida dos nossos filhos’”, relatou a agricultora. Tive a mesma impressão. A Efasc está mudando a vida dos jovens do interior que têm a oportunidade de estudar lá. E todos nós ganhamos com isso.
Na página 24 da edição de hoje, é possível conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido na propriedade da família Keller.
20 anos de Condusvale
A Condusvale – Distribuidora de Material Elétrico completou duas décadas de história no dia 2 de abril. No próximo fim de semana, a Folha do Mate publica um caderno especial sobre os 20 anos da empresa, que tem tido uma ampla expansão ao longo dos últimos anos. A valorização dos funcionários e a gestão qualificada são características de destaque da empresa, que é a 11ª maior de Venâncio Aires, conforme o Valor Adicionado Fiscal (VAF) de 2021.