Estudantes no Parque

A movimentação no Parque Municipal do Chimarrão, na quinta e na sexta-feira, ficou por conta dos estudantes que aproveitaram para curtir a 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Nos dois dias, cerca de 2,9 mil alunos de escolas municipais e estaduais de Venâncio Aires passaram pelo Parque. Com o transporte viabilizado pela Secretaria Municipal de Educação, manteve-se a tradição da visita à Fenachim – um momento que, assim como foi para mim, tenho certeza que marca a vida dessas crianças.

A animação ao ver as soberanas, que atenciosamente paravam para conversar e fotografar ao lado dos alunos, e a empolgação nas brincadeiras com os mascotes estão entre os aspectos de maior destaque. Enquanto realizava a cobertura da feira, na tarde de quinta-feira, me deparei com a alegria das pequenas Gabrieli e Raíssa, ao encontrarem o Venancito – mascote da Fenachim. As meninas são estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira, e estavam acompanhadas pela professora Elidiana Busoli.

Lembranças de infância

Embora, na maior parte do tempo em que participo da Fenachim, atualmente, esteja a trabalho, não tem como não relembrar os bons momentos dos passeios da escola na festa. A expectativa pelo Parque de Diversões, o encantamento com as exposições, os lanches gostosos e as inesquecíveis sacolinhas cheias de brindes, folhetos e caderninhos ou réguas da Afubra… Se você foi estudante na década de 1990 e no início de 2000, sabe bem do que estou falando! São lembranças que fazem parte da vida de todos os venâncio-airenses.  

E por falar em Fenachim, a festa está incrível. Aconselho que, quem ainda não visitou, não perca a oportunidade de prestigiar esse evento tão importante neste fim de semana. No caderno Folha Rural que circula encartado nesta edição, destacamos o potencial do interior que está em destaque na feira, especialmente por meio das agroindústrias no Pavilhão Agropecuário. Arrisco dizer, inclusive, que esse é um dos meus espaços preferidos da festa. Não apenas pelos sabores incríveis e pelos produtos caprichados que encontramos por lá, mas também pela simpatia, pela experiência e o carisma dos empreendedores rurais que tão bem representam Venâncio Aires.

Espaço Tecnologia e Inovação Unisc

Outro local que merece visita na Fenachim é o Espaço Tecnologia e Inovação Unisc, onde estão expostos projetos dos cursos de Engenharia Ambiental, técnico de Enfermagem, Engenharia de Produção e da Clínica de Fisioterapia. Um dos trabalhos é o SandBox, uma caixa de areia de realidade aumentada, que usa o sensor do Kinect para gerar interações. Em tempo real, cria-se um mapa de cores hipsométricas, linhas de contorno topográficas e água simulada – é difícil de compreender em palavras, mas muito atrativo ao vivo.

Por meio do sistema, criado pelo tecnólogo em Geoprocessamento Bruno Deprá e demais integrantes da equipe, é possível entender de forma prática a formação do relevo e o comportamento da água penetrando no solo ou em uma situação de rompimento de barragem, por exemplo. Ciência e tecnologia a serviço da educação.

Juliana Bencke

Editora de Cadernos