Há diversas edições, a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) tem como slogan ‘A festa com o sabor do Rio Grande’, que remete primordialmente à bebida-símbolo do estado. No entanto, uma série de outros sabores, com ligação histórica, cultural e econômica, também se destacam. Eles estarão em evidência durante o maior evento de Venâncio Aires, que ocorre no próximo mês, e fazem parte do dia a dia de grande parte dos gaúchos.

Ao encontro disso, a Fenachim em Revista, publicação da Folha do Mate, terá como tema central ‘A festa com o sabor do Rio Grande’. Esse sabor é sinônimo de negócio para diversos empreendimentos no município – desde frigoríficos até restaurantes, quando falamos em proteína animal. Representa a diversificação de culturas, no caso dos produtores rurais que mantêm agroindústrias familiares. Tem um significado afetivo para pessoas que unem gastronomia com um legado perpetuado por gerações, herança dos colonizadores.

galinhada soberanas fenachim
Soberanas da Fenachim destacam a galinhada como um prato de destaque (Foto: Luana Schweikart/Folha do Mate)

Os sabores do Rio Grande estão na cuca da Ledi Maggioni, nas bolachas Tia Leci, nas conservas da Marilene Coutinho Mees, no aipim e na batata-doce da família Mallmann, na erva-mate Elacy e Madrugada, no melado dos Weber, na famosa galinhada de Venâncio, no bolo de erva-mate da Niege Oliveira, no café colonial da Padaria Schuh. No chimarrão nosso de cada dia. São histórias que se entrelaçam com sabores, fazem parte da nossa vida e da história de Venâncio Aires.

Em busca desses depoimentos, nas últimas semanas, as colegas Cassiane Rodrigues e Luana Schweikart entrevistaram uma série de pessoas, para a produção do conteúdo especial. Entre elas, as soberanas da 17ª Fenachim, a rainha Marina Severo Jantsch e princesas Larissa Almeida Maciel e Ana Flávia Dornelles de Ávila. Elas destacaram o quanto gostam da galinhada, prato típico de Venâncio. A entrevista poderá ser conferida em um vídeo. Para entrar no clima, durante a gravação, inclusive almoçaram galinhada, cedida gentilmente pela Lancheria Skina.

Em tempo: a Fenachim em Revista será lançada uma semana antes do início da festa. Já prepara o chima e planeja um acompanhamento gostoso para conferir o material!

25 anos Refrimate

Na edição de hoje, o leitor confere mais um caderno especial com a história de uma empresa venâncio-airense. Os 25 anos da Refrimate, completados na segunda-feira, 1º, são tema do suplemento especial de 16 páginas, produzido pela Folha do Mate. Marcos dessa história, iniciada em 1999, entrevistas com os sócios-proprietários e depoimentos de funcionários podem ser conferidos no material. A importância da Refrimate para Venâncio Aires e seus reflexos como fomentadora do crescimento de outras tantas empresas são aspectos de destaque.

Todas as vezes que nos aprofundamentos nas histórias dos empreendimentos, para contá-las nas páginas do jornal, fica evidente o quanto o tamanho de uma empresa vai muito além da sua área construída, do seu faturamento ou do número de produtos fabricados. Eles são grandiosos, sim. Mas a essência na grandeza está no quanto a empresa modifica a vida das pessoas ligadas direta ou indiretamente a elas. É com esse legado que a Refrimate chega aos 25 anos, pronta para os próximos 25.

Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.