Por vezes, é até motivo de brincadeira: “Afinal, tu vais para escola pra estudar ou pra comer merenda?”. Fato é que a hora do recreio, os lanches e, consequentemente, as merendeiras, têm um espaço especial na memória afetiva dos estudantes.
Não preciso me esforçar para lembrar do refeitório da Escola Dois Irmãos, onde cursei o Ensino Fundamental. O piso vermelho do ‘pavilhão’, como nos referíamos ao espaço, as filas que ser formavam para pegar a merenda, o cheiro de comida no meio da tarde e os canudos feitos com folha de caderno quando o lanche do dia era a pipoca estão as lembranças mais marcantes. Isso sem falar do apelido de Ana Maria Braga, que recebi da merendeira Zenaide, em referência à apresentadora do programa televisivo de culinária. Não importava o cardápio, eu estava sempre lá para experimentar.
As merendeiras, hoje chamadas agentes escolares, são quem garante memórias com gosto e aroma com essas que eu guardo até hoje – e tenho certeza que, você, leitor, também mantém com muito carinho.
Nesta segunda-feira, 30 de outubro, é o dia delas. Por conta disso, nesta edição, a Folha do Mate apresenta as histórias e a dedicação de dona Ilga Flondina Kist. Por cerca de três décadas, ela preparou inúmeras refeições para os estudantes. Entre 1962 e 1976, na Escola Estadual Wolfram Metzler, então Colégio Agrícola, e mais tarde, até início da década 1990, na Escola Cônego Albino Juchem (CAJ).
No auge dos seus 92 anos e como não poderia deixar de ser, para quem tem experiência de sobra em preparar receitas, ela recebeu a jornalista Débora Kist com uma mesa farta. Débora retornou para a Redação como qualquer repórter que se realiza numa entrevista daquelas que fazem nossos olhos brilhar. Para além das deliciosas bolachas que dona Ilga enviou, os fatos narrados por ela e sua disposição para cultivar hortaliças vistosas no quintal encantaram nossa colega. É possível conferir essa história nas páginas 22 e 23 desta edição e também se emocionar.
Em nome da dona Ilga, fica a nossa homenagem a todos os profissionais da área – ainda na ativa ou aposentados. Atualmente, na rede municipal de ensino de Venâncio Aires, são 77 pessoas, entre concursados e contratos, que trabalham como agente escolar, equivalente ao antigo cargo de merendeira.
Estudantes visitam a Folha do Mate
Na manhã de quarta-feira, 25, recebemos a visita da turma do 6ª A da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua, de Mato Leitão. Os alunos estiveram acompanhados pelas professoras Susana Isabel Bogorny e Adriana Eloísa Bogorny Heinen, de Português e Matemática, respectivamente.
No mês passado, a colega jornalista Taís Fortes esteve na instituição – da qual foi estudante, inclusive – para um bate-papo sobre a rotina de produção do jornal e o trabalho do repórter. Agora, os estudantes puderam conhecer a estrutura da Folha do Mate e saber mais detalhes sobre a produção jornalística.
A atividade integra o projeto ‘Os textos jornalísticos auxiliando na formação de leitores’, que está sendo desenvolvido pela turma. Após a visita à Folha do Mate, os estudantes elaboraram uma reportagem sobre o passeio.