Manuela e Maurício foram os apresentadores do Festival Estudantil 'Canta Venâncio' (Foto: Divulgação/Clube de Leituras)
Manuela e Maurício foram os apresentadores do Festival Estudantil 'Canta Venâncio' (Foto: Divulgação/Clube de Leituras)

O Festival Estudantil de Música ‘Canta Venâncio’, promovido pelo Clube de Leituras, na quarta-feira, 10, revelou talentos da música, conforme registrado na matéria de capa do caderno 360º, nesta edição. Mas, para além dos cantores, outros artistas brilharam na noite do evento.

A abertura ficou a cargo da jornalista Cátia Kist, que apresentou o evento e deu início à celebração musical, passando o comando aos jovens apresentadores Larissa Manuela Appelt e Maurício Walker Bergamaschi. Moradora de Linha Cipó, Larissa tem 11 anos, estuda na Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro, e é rainha do Carnaval Infantil do Interior.

Também com 11 anos, Maurício é morador de Vila Palanque, onde estuda na Escola Frida Reckziegel e, no último mês de outubro, foi vereador mirim. “Com simpatia, naturalidade e presença de palco, os dois conduziram a apresentação dos candidatos e o anúncio dos premiados, demonstrando desenvoltura e contribuindo para o clima de leveza e emoção da noite”, destacou a assessoria de imprensa do Clube de Leituras.

Foi uma decisão acertada do Clube convidar os dois estudantes para serem os apresentadores do evento, cujo foco eram crianças e adolescentes. Ações e projetos nesse sentido, a exemplo do Vereador Mirim e da Prefeitura Mirim, têm revelado jovens com grande habilidade de comunicação, desenvoltura e, sobretudo, interesse pela vida comunitária. Foram muitas as oportunidades nas quais comentamos sobre isso na Redação do Grupo Folha do Mate, após entrevistar estudantes que dão um show no microfone. Que além de se expressarem bem, têm conteúdo!

Recentemente, o colega Leonardo Pereira entrevistou a estudante Diana Gabriele Schlosser, 11 anos, da Escola Sebastião Jubal Junqueira, que neste ano foi a presidente mirim do Legislativo, durante o projeto desenvolvido pela Câmara em alusão ao Dia da Criança. O depoimento dela está na revista 90 anos da Câmara de Vereadores, lançada no início deste mês, e chama atenção pela maturidade e a consciência de como é possível fazer a diferença no mundo desde cedo. “Vi o quanto o trabalho é difícil, mas também o quanto é bonito quando alguém faz de verdade pelo outro. E foi isto que mais me marcou: perceber que existe espaço para a gente sonhar, para acreditar, para tentar mudar as coisas, mesmo sendo jovem.”

Visita da mamãe Noel Loiva Freitas

Como já é tradicional em Venâncio Aires, a voluntária Loiva Freitas dedica o mês de dezembro às visitas a empresas, entidades e diversos pontos da cidade, para levar uma mensagem de esperança e desejos de um bom Natal. Vestida de mamãe Noel, ela visitou o Grupo Folha do Mate na semana passada e distribuiu balas aos colaboradores da empresa. Até o dia 25, ela tem uma agenda intensa para visitar o maior número possível de estabelecimentos. Para isso, conta com o auxílio de parceiros que realizam doações dos doces.

Registro da visita à Redação (Foto: Scheila Nowotny/Folha do Mate)
Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.