Um dos tantos papéis do jornalismo é registrar a história local. E quando falamos da trajetória de empresas, entidades e lideranças de Venâncio Aires, a Folha do Mate tem um grande mérito. Além de eternizar a história recente, ao noticiar fatos do dia a dia, a Folha tem feito um importante com a divulgação de cadernos especiais alusivos a aniversários de empresas. Exemplo disso é o suplemento sobre os 85 anos da Padaria Schuh, que circula encartado na edição de hoje.
Nesses materiais, nossa equipe faz uma busca minuciosa de informações junto às empresas, entrevista antigos e atuais funcionários, resgata imagens, apresenta uma linha do tempo ao leitor. Muitas vezes, por meio desse material, é a primeira vez que as instituições têm sua história registrada. Um material rico para as empresas terem em seu portfólio, para a valorização dos colaboradores e, sobretudo, para o município. Um conteúdo que pode ser utilizado para pesquisa e, ao mesmo tempo, despertar memórias afetivas. Nos próximos meses, teremos outros cadernos históricos sobre importantes instituições de Venâncio.
E sobre o caderno do Schuh, garanto: vale a pena ler. São deliciosas histórias narradas por padeiros, confeiteiros, clientes e integrantes da família proprietária da padaria. Elas ficarão melhores ainda se forem lidas enquanto se toma um cafezinho e se degusta um pedacinho de cuca, neste fim de semana!
Mulheres que dão nome às escolas
A produção de cadernos especiais segue a todo o vapor, na Folha do Mate. Afinal, estamos sempre em busca de conteúdo atrativo e diferenciado para nossos leitores. Na terça-feira, circula um suplemento do Dia Internacional da Mulher, data celebrada na quarta-feira, 8 de março.
O material vai contar com perfis de profissionais de diferentes áreas, abordará o mercado de trabalho e também evidenciará mulheres que se destacaram ao longo da história e dão nome a escolas de Venâncio. São elas: Leontina, Helena Bohn, Odila Rosa Scherer, Frida Reckziegel, Adelina Isabela Konzen, Brígida do Nascimento, Zilda de Brito Pereira, Helma Brands e Yolita da Cruz Portella. Ao todo, nove instituições venâncio-airenses homenageiam mulheres, enquanto mais de 30 levam nomes de homens com atuação destacada no município, estado ou país.
Entre as mulheres, o nome de Brígida do Nascimento é o mais conhecido, pela importância da sua doação da área onde foi construída a Igreja São Sebastião Mártir e que deu início à área urbana de Venâncio Aires. Em contrapartida, sobre outras mulheres ainda há poucos registros. Se você tiver informações sobre elas, entre em contato com a gente.
Alzheimer: precisamos falar sobre isso
Há um ano, a cada 15 dias, a Biblioteca Pública Caá Yari sedia encontros do Grupo de Leitura Guarda-chuva de Flor, formado por familiares de pacientes com Alzheimer. O projeto é coordenado pela bibliotecária Rosaria Garcia Costa, e tem atraído dezenas de pessoas em busca de informação, suporte e apoio para lidar com o Alzheimer. A doença neurodegenerativa é conhecida pela perda da memória recente, mas vai muito além dos simples esquecimentos. Com o tempo, compromete as atividades diárias e fisiológicas do paciente, que fica totalmente dependente.
Como no enfrentamento de todas as doenças ou em qualquer situação nova, informação é a palavra-chave para conseguir lidar com o Alzheimer. Nesse sentido, o Grupo de Leitura Guarda-chuva de Flor tem sido um importante espaço de troca de experiências, apoio e dicas para pessoas que convivem com familiares com a doença – tanto por meio dos depoimentos quanto pelas indicações de livros e vídeos sobre o assunto.
Entretanto, o objetivo do grupo vai além: é expandir o debate sobre o tema. Com o aumento da longevidade e, consequentemente, da chance de desenvolver a doença, é urgente colocar esse assunto na pauta pública. Hoje, não há local de referência para o atendimento de saúde ou psicológico esses pacientes e seus familiares. Projetos para a terceira idade costumam se destacar pelas atividades de lazer, mas também precisam ter um olhar para o Alzheimer e demais doenças demenciais. Um tema de casa para gestores e profissionais da saúde e assistência social.
Em tempo: o próximo encontro do grupo ocorre no dia 14 de março, às 18h, na biblioteca