Promovido pela Organização Não Governamental (ONG) Alphorria, com o apoio do Sesc Venâncio Aires e Conselho Municipal de Cultura e Esportes, o prêmio Mulher Ativista Destaque será retomado neste ano, em sua sétima edição. O reconhecimento será entregue a 12 mulheres, escolhidas por conta da importância da sua atuação no município. Em diferentes meios, exercendo diversos papéis sociais, elas fazem a diferença. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 7 de março, às 19h30min, no Clube CTA.
Nossa colega da Folha do Mate e Terra FM, a jornalista Taís Fortes, é uma das homenageadas. Um reconhecimento merecido pelo seu trabalho como comunicadora. Sempre atenta a causas sociais e à importância de ações para o desenvolvimento da comunidade, ela também se tornou referência na divulgação de matérias sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, temas ainda pouco falados mas tão necessários nos dias que vivemos. Parabéns, Taís, e todas as demais lideranças que entram para a história do prêmio Mulher Ativista Destaque!
35 anos do Sindicato dos Metalúrgicos
Na edição de hoje, divulgamos um conteúdo especial alusivo aos 35 anos do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Venâncio Aires. Por meio de entrevistas com antigas e atuais lideranças da entidade, além de sócios que usufruem dos benefícios oferecidos pelo Sindicato, tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre uma história que acompanho há tempo.
Sou de uma família de metalúrgicos, uma das categorias profissionais de maior referência no município, que é um polo metalmecânico. Meu pai, Balduino Bencke, herdou a profissão de funileiro do meu avô, Ceno Bencke, e sempre atuou nessa área, assim como meus tios. O pai, inclusive, integrou a primeira diretoria do sindicato e esteve entre os homenageados pela entidade com a entrega do Mérito Sindical, na noite de sexta-feira, 16.
Além disso, meu marido, Ismael Schuh, também é metalúrgico. Foi justamente em uma das festas do sindicato que nos conhecemos, em 2006 – uma história que sempre rendeu boas lembranças e risadas entre amigos, e que é guardada por muito carinho por nós.
Durante muitos anos, o Sindicato dos Metalúrgicos realizava, em fevereiro, grandes eventos para marcar o aniversário, com jantar, sorteio de prêmios e baile para os associados. A programação era viabilizada com o recurso arrecadado com o imposto sindical – quando era descontado o valor equivalente a um dia de trabalho de cada profissional da categoria. Com Reforma Sindical, em 2017, isso deixou de ser obrigatório. Sem esse recurso, não foi mais possível realizar o jantar baile anual. “Realizávamos os bailes pois era uma forma de devolver esse valor aos associados, com um evento festivo e prêmios. Chegamos a oferecer 1,2 mil jantas”, explicou o presidente do Sindicato, Adolfo Celoni da Rosa.
Apesar dessa mudança, outras tantas ações desenvolvidas pelo sindicato seguem sendo ampliadas. Diversos serviços são oferecidos, com destaque para os atendimentos de saúde, com dentista todos os dias, consultas com médicos clínico geral, pediatra e ginecologista – tudo isso, de forma gratuita. Um suporte importante para os associados e dependentes, que também reflete em um alívio para a rede pública de saúde. Um dos tantos benefícios que a atuação sindical oferece, mas sempre é reconhecido.