Natal de encontros

Natal é sinônimo de encontro. É um momento para encontrar pessoas queridas, uma data para estar junto da família, abraçar amigos e celebrar ao lado de quem se ama. Em meio à magia que o clima natalino proporciona, essa época do ano também é um convite para reencontrar a criança anterior e relembrar a infância. É momento de refletir, fazer o balanço do ano, revisitar sonhos, conquistas e desafios, projetando o próximo ano.

Já estamos neste clima na Redação da Folha do Mate, que prepara o caderno Mensagens de Natal. O tema do suplemento especial, que vai circular no próximo sábado, dia 23, será Encontros. De histórias familiares a questões profissionais e ações voluntárias que marcaram o ano de 2023, vamos relatar encontros e reencontros emocionantes, que tornam este fim de ano ainda mais especial.

O caderno de Natal está entre os meus preferidos, justamente por sempre vir carregado de emoção e belas histórias. Nesta semana, tive a oportunidade de conhecer a família dos venezuelanos Luis Cesar Gonzales Acosta e Neirys Gabriela Marquez Arcila, que chegaram a Venâncio Aires em busca de uma nova vida e encararam a saudade e a incerteza de ficar longe dos filhos Angie, 13 anos, e Arturo, 8 anos, que ficaram no país de origem, por um ano e três meses. Em junho deste ano, após auxílio de muitas pessoas que se sensibilizaram com a história deles, puderam reencontrar as crianças, que hoje também são moradoras de Venâncio. Em sua trajetória, os imigrantes encontraram muitos ‘anjos’ que ajudaram a tornar esse sonho realidade.

Essa é só uma história das tantas que existem. Quantos encontros assim temos no dia a dia, das situações mais difíceis às mais corriqueiras? Encontros que trazem mais beleza à vida, como o nascimento de um filho. O encontro no altar. Encontros com colegas e amigos que ajudam a dividir o fardo e tornar mais leve à caminhada.

Se você tem ou conhece alguma história emocionante para contar, entre em contato pelo WhatsApp 98943-4110 ou e-mail [email protected]. Ela pode ser um destaque do caderno de Natal da Folha do Mate e emocionar outros leitores.

Comitê das Nascentes

Tomaram posse nesta semana os novos integrantes do Comitê das Nascentes de Venâncio Aires, que ampliou a participação de representantes de secretarias municipais e também da sociedade civil. Além de integrantes de clubes de serviços, agora há a participação da sociedade, a partir de membro indicado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A mudança possibilitou o retorno do servidor público aposentado Rui Schwinn ao trabalho junto ao comitê.

Rui tem experiência de 40 anos como funcionário público e um amplo conhecimento do interior do município, onde estão as nascentes do Castelhano e demais arroios. Antes de se aposentar, em março, ele coordenou o trabalho de recuperação das nascentes, nos últimos anos. Por insistência dos colegas, aceitou o convite para atuar no comitê e dedicar parte do seu tempo de merecido descanso a essa causa nobre.

Carin Gomes, Rui Schwinn e Vicente Fin: liderança do Comitê das Nascentes (Foto: Divulgação)

Rui se soma ao chefe da Emater/RS-Ascar, Vicente Fin (vice-presidente), e à servidora da Semma, Carin Gomes (secretária), na liderança do trabalho. Os três são peças fundamentais nesse projeto tão importante que tem sido realizado em Venâncio, para preservar nascentes e garantir água de qualidade para a população. Outro nome de destaque, que agora também passa a integrar o comitê, com a inclusão da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) no grupo, é o pedreiro Gilmar Jones Schwantes, que está à frente de toda a parte prático das obras. Um reconhecimento merecido.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido