Com as atenções de toda a cidade voltadas ao desaparecimento do menino Kelvin Johnson Camargo, 12 anos, a semana não poderia ter sido diferente para a Redação da Folha do Mate e Terra FM. Vivemos dias intensos, com uma cobertura detalhada do caso, que teve desfecho na tarde de sexta-feira, quando a polícia localizou o adolescente em Lajeado, após oito dias desaparecido.

Desde a segunda-feira, 8, quando a situação passou a ganhar maior repercussão, os colegas Ismael Stürmer e Alvaro Pegoraro acompanharam incansavelmente as buscas e investigações da polícia, que chegou até mesmo a utilizar cão farejador, na suspeita de que o estudante estivesse morto.

Coube aos jornalistas esclarecerem dúvidas, reforçarem o caso à população e apresentarem os desdobramentos. O que ficou muito evidente nesses dias foi a sensibilização dos colegas com o desaparecimento de Kelvin e sua história de vida. Situações como essa vão além de uma simples notícia – precisam ser abraçadas. E foi isso que aconteceu.

A imprensa se tornou protagonista. A partir de entrevista realizada por Stürmer com a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer, Márcia Hinterholz Hickmann, na manhã de quinta-feira, 11, a Folha do Mate e Terra FM tiveram acesso às imagens da câmera de segurança da instituição.

A partir delas, foi possível identificar que, ao contrário do que se acreditava até então e onde haviam sido feitas buscas, o menino havia seguido pelo lado direito da escola. A informação se somou à investigação da polícia. Ontem, Stürmer e Pegoraro acompanharam, com exclusividade, o momento em que agentes da polícia civil encontraram Kelvin. E não foi possível esconder a emoção de encontrar o menino vivo.

Coronel Brito e Battisti

Depois de iniciar o projeto ‘Bairros de Venâncio’ pelo Aviação, em março, neste mês, os bairros Coronel Brito e Battisti serão foco do caderno especial produzido pela Folha do Mate. O objetivo do material é divulgar atrativos e diferenciais das regiões da cidade.

Entrevistas com moradores, projetos e pontos de referência dos bairros são evidenciados no conteúdo. Além disso, o suplemento é uma forma de divulgação de empreendimentos de comércio e serviços localizados nos bairros. Com este trabalho, a Folha do Mate apresenta curiosidades, resgata fatos importantes da história e mostra a evolução dos locais.

Tem alguma história bacana sobre o Coronel Brito e Battisti para contar ou sugerir? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (51) 98943-4110. A publicação será divulgada no dia 27 de abril.

Juliana Bencke

Editora de Cadernos