A lembrança mais antiga que tenho do Hospital São Sebastião Mártir é do nascimento da minha irmã, Sabrina, em agosto de 1996. Eu tinha 5 anos e lembro de estar, com o pai, na recepção do hospital, segurando uma rosa cor de laranja que compramos para presentear a mãe. Era o dia mais feliz da minha vida – o dia em que me tornei irmã. A mana que eu tanto esperava tinha nascido ali, no mesmo lugar onde nossa mãe meu deu à luz, em novembro de 1990, e onde ela mesma nasceu, em julho de 1967.

Minha experiência mais bonita vivida no HSSM foi no dia 9 de setembro de 2022. A ventania anunciava um temporal, quando cheguei ao Pronto Atendimento do HSSM, já em trabalho de parto. Era início da tarde e, com uma gestação de 40 semanas, as contrações intensas e reguladas anunciavam que estava chegando a hora daquele encontro tão aguardado. Laura nasceu às 17h31min, esbanjando saúde e materializando o maior amor do mundo. Além da companhia do meu marido Ismael, as profissionais do Centro Obstétrico e Maternidade do hospital tornaram aquele momento inesquecível, com profissionalismo, carinho e atenção.

Quase três anos depois desse dia inesquecível no qual me tornei mãe, estive no Hospital São Sebastião Mártir na tarde dessa sexta-feira, 5, para um registro especial. Acompanhei o colega Alvaro Pegoraro na produção da foto de uma família ‘recém-nascida’, para a revista de 90 anos do HSSM, que estamos produzindo.

Fotografamos a pequena Helena de Souza Ferraz, que nasceu no dia 30 de agosto, com a mãe Pâmela Caroline de Souza da Silva e o pai Eduardo Ferraz, ambos de 27 anos, e a enfermeira Mariana Reis Bueno, coordenadora dos Serviços Cirúrgicos, Obstétricos, Maternidade e Berçário. Helena nasceu de parto normal, às 19h01min do dia 30, e é a primeira filha do casal, que reside no bairro Coronel Brito.

Nas nove décadas do Hospital São Sebastião Mártir, não poderia haver imagem melhor para representar essa história, do que a de uma família com um bebê recém-nascido: um símbolo de vida, do cuidado e do atendimento humanizado que caracterizam a instituição, que se consolidou como referência para a microrregião.

A revista do HSSM, produzida pela Folha do Mate e Terra FM, será lançada no dia 18 desde mês, durante o painel Gente & Negócios. Com 48 páginas, a publicação apresenta um panorama dos serviços e da estrutura do hospital, os desafios e projetos da instituição. É um raio-x do hospital de Venâncio nos 90 anos da casa de saúde.

Nos últimos meses, tivemos a possibilidade de conhecer a fundo a complexa estrutura do hospital, entrevistar pessoas que têm trilhado suas trajetórias profissionais no Bastião, como é carinhosamente chamado, e reafirmar a importância do HSSM para Venâncio Aires e região. A importância dele para todos nós, para quem ele foi o endereço nos primeiros dias de vida – nossos filhos, nossos irmãos, pais, amigos, afilhados. Para todos nós que também vivemos momentos de anseio, dor, sofrimento, esperança ou despedida, durante internações, consultas no Pronto Atendimento, visitas a pacientes.

Nos 90 anos do Hospital São Sebastião Mártir, no ano de nascimento da pequena Helena, a publicação da revista do HSSM se torna também uma lembrança especial para todos da Folha do Mate que participaram da produção do material ou foram entrevistados para as reportagens. Para mim, será mais uma das tantas memórias especiais na relação com o hospital. Após o lançamento, além da distribuição dos exemplares impressos, a revista poderá ser conferida, no formato digital, no site folhadomate.com.

Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.