Em torno de 450 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odila Rosa Scherer, do bairro União, em Venâncio Aires, participaram de atividades de educação ambiental, na quinta-feira, 20. A iniciativa foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal em parceria com a Folha do Mate, que desenvolve o projeto Responsabilidade Ambiental. A atividade foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Água e como preparação à ação Viva o Taquari-Antas Vivo, que ocorre neste sábado, 22.
Além de um bate-papo sobre a preservação ambiental, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a sanga do Cambará, que fica próximo à escola, e aprender sobre questões como desassoreamento e mata ciliar.
A atividade despertou a atenção das crianças, que, em sua maioria, não conhecia a sanga e ficou curiosa sobre alguns aspectos: Quais as árvores podem ser plantadas nas margens e quais são invasoras? O que é a espuma que está ali? Para onde vai a água da sanga? Qual a relação da sanga com a enchente que invadiu a escola, no ano passado?
“Apesar de a sanga do Cambará estar na frente da escola, muitos não conhecem pois chegam de Topic e não passam por ela. Foi uma atividade especial sair da sala de aula e ir até lá, aprender com os profissionais da área ambiental. Com certeza marcará muito para os estudantes”, comentou a diretora da escola, Márcia Hinterholz Hickmann.
O secretário de Meio Ambiente, Gustavo Von Helden, destacou a importância do trabalho entre escola e família, para conscientização ambiental. “Vocês são os difusores dessas informações. Vão levar as informações para os pais, os irmãos e amigos. Quando se dá um exemplo, normalmente ele é seguido”, incentivou.
Durante a ação na Escola Odila, os estudantes também receberam exemplares do caderno Responsabilidade Ambiental, publicado na edição de quinta-feira, 20, pela Folha do Mate. Além das reportagens, o suplemento conta com um jogo de tabuleiro sobre meio ambiente – um forma de trabalhar, de forma lúdica, a educação ambiental, em casa ou na escola. A atividade também está disponível no site folhadomate.com.
Tudo isso vai ao encontro de uma premissa: para preservar é preciso conhecer. Como jornal parceiro da comunidade, a Folha do Mate tem dado a sua contribuição para que isso ocorra. As abordagens ambientais e ações práticas serão fortalecidas ainda mais, a partir de agora, com o suplemento mensal sobre meio ambiente, atividades em escolas e reportagens sobre sustentabilidade e preservação. Vamos juntos ampliar conhecimento sobre nosso planeta e preservá-lo?!