O fim de ano sempre é um convite a parar, refletir e se emocionar. É tempo de revisitar memórias, de reconhecer a importância de quem está ao nosso lado diariamente, de agradecer. Ao encontro disso, nesta edição, às vésperas do Natal, a Folha do Mate publica o caderno especial Mensagens de Natal, com uma série de matérias que são um convite para se emocionar.
No suplemento especial estão histórias sobre os mais variados (re) encontros. Exemplos de quem venceu o câncer, superou a dependência química, tornou-se voluntário, apegou-se à fé ao ver o filho recém-nascido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), lutou para reencontrar a família. Histórias de amor, amizade e companheirismo que nos lembram que pode ser Natal todos os dias. Que cada um de nós pode fazer a diferença no mundo.
Neste feriadão, tire um tempinho para se dedicar à leitura dessas histórias, compartilhe com quem você gosta e viva o verdadeiro significado do Natal.
A importância da Emater
O escritório da Emater/RS-Ascar de Venâncio Aires divulgou, nesta semana, relatório de atividades desenvolvidas ao longo de 2023. Como destaca a matéria publicada na página 30 da edição impressa deste sábado, as ações de extensão rural e social chegaram a 1.726 famílias agricultoras, em 85 localidades do município, ao longo do ano. Um trabalho intenso da equipe de coordenada pelo engenheiro agrônomo Vicente Fin.
Ao todo, foram mais de 11 mil atendimentos, realizados pelos seis profissionais da área técnica. Entre eles, estão ações técnicas e de gerenciamento em abastecimento, acesso a políticas públicas e direitos sociais, bovinocultura de leite, crédito rural, solos, agroindústria, erva-mate, mulheres rurais, saneamento básico e segurança e soberania alimentar.
Nas nossas andanças de repórter pelo interior, comprovamos o quanto o trabalho da Emater faz a diferença. Além de levar assistência técnica gratuita aos produtores rurais, os extensionistas são grandes incentivadores dos agricultores, especialmente no que se refere à diversificação, ao cultivo sem agrotóxicos e a preservação ambiental. Na área social, o trabalho voltado às mulheres rurais é destaque, levando informação, conscientização e autoestima.
Como veículo de comunicação, temos uma parceria importante com a entidade. Sem dúvida, é o órgão por meio do qual mais obtemos informações sobre o setor primário de Venâncio Aires. O retrato da agricultura em Venâncio Aires passa pela Emater.
Além dos números detalhados da produção e da representação financeira, as análises, explicações e sugestões de pauta do Vicente e sua equipe contribuem muito com o trabalho dos jornalistas e, consequentemente, com a divulgação de conteúdos sobre a agricultura.
Há poucos dias, no lançamento da Revista Perfil Socioeconômico de Venâncio Aires e Microrregião, brinquei com o chefe da Emater: “Sem Vicente não teríamos revista”. A contribuição da Emater é primordial para que possamos apresentar dados detalhados da produtividade e do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBPA), que trazemos em primeira mão, todos os anos, na revista. À equipe da Emater, nosso muito obrigada pela prestatividade, dedicação e o desenvolvimento de tantos projetos. Venâncio ganha muito com esse trabalho.