Paralelamente à produção diária de conteúdo, integrantes da equipe da Folha do Mate trabalham, nas últimas semanas, na produção do Perfil Socioeconômico 2025/26 de Venâncio Aires e Microrregião. A revista, que chega à 17ª edição, se consolidou como o principal publicação sobre Venâncio e os municípios vizinhos: Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde.

O Perfil é presença garantida em eventos da Capital do Chimarrão e item indispensável na bagagem de lideranças políticas e empresariais em missões, viagens e demais agendas em busca de investimentos para a região. É uma verdadeira radiografia dos municípios, incluindo relação das maiores empresas, índices da economia e dados sobre educação, saúde e infraestrutura. O conteúdo, inclusive, é bilíngue, com tradução em inglês.

Esta será a 17ª edição da revista e a oitava da qual participo da produção. A cada ano, temos o desafio de apresentar o que há de melhor, as evoluções e perspectivas do município. Neste ano, o time da reportagem também conta com os jornalistas Débora Kist e Leonardo Pereira. Esta edição, que marca o início de um novo ciclo da revista, chega repaginada, com novo projeto gráfico, desenvolvido pela Agência Traço D.

O lançamento do Perfil Socioeconômico está marcado para o dia 27 de novembro, no Clube de Leituras. Além da apresentação da revista, a noite será marcada pela certificação às maiores empresas de Venâncio, Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde, além dos maiores produtores rurais e empreendimentos destaque da área de comércio e serviços.

Na lida do tabaco e na companhia da rádio

Na próxima terça-feira, 28, é comemorado o Dia do Produtor de Tabaco. Para marcar a data, estamos preparando um caderno especial com histórias de agricultores que se dedicam à cultura de maior representação econômica de Venâncio Aires. Entre elas está a da família Cunha, de Vila Estância Nova, onde a produção é tocada pelo pai Pedro Milton e a filha Thamires da Cunha, 22 anos.

Nesta semana, a repórter Júlia Brandenburg visitou a família, acompanhada do comunicador da rádio Terra FM, Felipe Rosa, e da colega Luana Weschenfelder. Durante a lida no tabaco, eles estão sempre na companhia da programação da rádio Terra.

Thamires foi entrevistada pelo comunicador Felipe Rosa (Foto: Júlia Brandenburg/Folha do Mate)

Thamires interage com frequência com os locutores – inclusive, com fotos da família no trabalho. Ela e a mãe, Lisane Scheibler, também têm um carinho especial pela vovó Gegê e se divertem com as brincadeiras da vovó mais querida do rádio. Foi em meio a boas risadas, ouvindo a vó Gegê, pela rádio, que Thamires se recuperou de uma cirurgia e virou ouvinte assídua da 105.1 FM.

O encontro com a família de Estância Nova foi emocionante não apenas para os produtores rurais, mas especialmente para nossa equipe, que pôde conhecer de perto essa história e fortalecer essa relação tão bonita e especial. A todos os produtores rurais que, assim como a família da Thamires, estão sempre na escuta da Terra FM, nosso mais sincero agradecimento!

Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.