O ex-jogador de futebol Tinga, que fez história no Internacional e no Grêmio, palestrou, na quinta-feira, 17, no encerramento do Seminário Anual de Sustentabilidade da China Brasil Tabacos (CBT). O evento foi realizado na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e reuniu orientadores agrícolas, supervisores e técnicos da empresa. A cobertura pode ser conferida na página 23 desta edição.

Com uma humildade e carisma marcantes, Tinga compartilhou sua história e, por meio de exemplos simples do dia a dia, falou sobre inovação, estudo, gestão de pessoas e trabalho em equipe. Achei bastante interessante uma reflexão dele sobre a importância do diálogo, do quanto conversar é fundamental para o trabalho coletivo, e como isso tem sido impactado com o uso excessivo de redes sociais.

Tinga contou que, nas duas décadas em que jogou futebol, a concentração para os jogos era um momento de conhecer a história dos demais jogadores, com quem dividia o quarto no hotel. “Foi assim que contei para muitos jogadores a minha história de pobreza, de quem morava na Restinga e via a mãe trabalhando muito pra botar comida em casa. E assim também conheci muitas histórias parecidas. Quando eu entrava em campo, jogava pelo meu sonho e também queria que o outro se desse bem, que realizasse o sonho dele, pela família dele. Assim se jogava em equipe”, relatou.

É inegável que, com a evolução da internet e das redes sociais, ampliaram-se as possibilidades de interação à distância. Mas, o quanto estar on-line tem nos distanciado de quem está perto? Quanto isso tem impactado o futebol, o coleguismo no trabalho, a nossa família?

Quantas histórias de colegas de trabalho nós conhecemos a fundo, a ponto de trabalhar em conjunto, pelo sonho deles? O quanto soubemos sobre como estão nossos familiares, como foi seu dia e estão suas emoções? Sentar em torno da mesa com a família ou numa roda de chimarrão, sem celular, de corpo e alma presente, com ouvidos atentos e coração aberto, pode ser um bom começo para resgatar esses momentos.

Desafio Responsabilidade Ambiental por Toda Parte

Restam poucos dias para as escolas participarem do Desafio Responsabilidade Ambiental em Toda Parte. As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 25. O concurso de reportagem é promovido pelo Portal Venâncio na História, da Folha do Mate e Terra FM, com apoio das empresas Alliance One e America Tampas. Podem participar turmas de 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires.

O objetivo, com o desafio, é que os estudantes identifiquem boas práticas ambientais na sua comunidade escolar e registrem essas iniciativas em uma reportagem com texto e fotos. Sabemos o quanto o tema ambiental tem sido trabalhado pelas instituições de ensino. Tem trabalhos incríveis sendo desenvolvidos nas escolas, sobre compostagem, biofertilizantes, hortas, abelhas, conservação do solo e por aí vai… Esperamos, com muita expectativa, que os educandários embarquem nesse desafio de reportagem e que, assim, também possamos dar visibilidade às boas ações.

Os conteúdos participantes do concurso serão publicados no site venancionahistoria.com.br, onde está disponível o regulamento. Serão três turmas vencedoras, que receberão uma atividade de integração, medalhas, certificados de participação e um lanche de integração. Além disso, a equipe da Folha do Mate e Terra FM produzirá um minidocumentário em vídeo sobre as três iniciativas relatadas nas reportagens.

Juliana Bencke

Editora de Cadernos