A edição de hoje da Folha do Mate circula com o caderno especial ‘Ruas cuidadas, cidade melhor’. Todos os meses, a publicação foca em algumas ruas da cidade e busca mostrar, além do potencial econômico e das histórias de quem mora nessas vias, exemplos de quem faz a diferença.

Como diz o nome do projeto, a ideia é destacar ações de quem faz a sua parte e cuida das ruas por uma Venâncio Aires melhor. Nesta edição do suplemento, há duas histórias inspiradoras. Uma delas é do empresário Armin Fischer, que plantou e mantém mais de 50 árvores e arbustos nas quadras próximas à loja Eletro Armin. Outro é o da moradora da General Osório Leni Luiza Nicolay, que deu início a uma mobilização na vizinhança para revitalizar um terreno baldio.

São exemplos de quem viu a importância de fazer além do que a obrigação e que se doa pelo bem comum. Como um veículo de comunicação propositivo e que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da comunidade, a Folha do Mate dá a sua contribuição com a divulgação dessas iniciativas. O objetivo é que elas se multipliquem e possamos noticiar, cada vez mais, ações como a do Armin e da Leni.

Delícia de presente

Na manhã de quinta-feira, 27, a colega jornalista Débora Kist esteve em Linha Isabel, para entrevistar o casal Vanete Wessling e Ernani Bergmann. A família está entre as 292 que produzem frutas em escala comercial, em Venâncio Aires. Recentemente, eles foram contemplados com o Programa Municipal de Reflorestamento na Propriedade Rural, que subsidiou mais de mil mudas de frutíferas para produtores.

Além das informações ‘colhidas’ em Linha Isabel, para a matéria, que está na página 15 desta edição, Débora retornou à Folha do Mate com uma cesta carregada de bergamotas. Um presente de Vanete e Erani degustado com muito carinho pela equipe!

Minha propriedade bem na foto

Com cerca de 40% dos assinantes no interior do município, a Folha do Mate desenvolve uma série de ações voltadas exclusivamente ao público rural. Um dos projetos iniciados recentemente é o ‘Minha propriedade bem na foto’, por meio do qual serão confeccionados 300 quadros de 60 cm x 80 cm, com fotos aéreas de propriedades rurais de assinantes do jornal. Para receber o quadro, com imagens captadas por drone, é necessário fazer a renovação antecipada por dois anos.

No caderno especial do Dia do Colono e Motorista, que circulou na terça-feira, 25, destacamos alguns exemplos de agricultores de Venâncio que já aderiram ao projeto. Em breve, eles poderão colocar, na sala de casa, a fotografia da sua propriedade e olhar diariamente para esse símbolo da história familiar e de todo o trabalho diário.

“Sabemos que o maior orgulho do produtor rural é a propriedade, porque é nela que ele vive, planta, colhe, faz a sua renda e constrói a história da família. Nós da Folha do Mate queremos fazer parte disso, possibilitando eternizar esse orgulho em um quadro com a imagem da propriedade”, salienta a gerente de Assinaturas, Jéssica Vogel Odo. Interessados em saber mais sobre o projeto podem contatar o setor de Assinaturas pelo telefone (51) 99388-4868.

Juliana Bencke

Editora de Cadernos