Termina na segunda-feira, 15, o prazo para participar do Desafio Minha Escola na História, promovido pela Folha do Mate. Instituições de ensino públicas e privadas podem enviar reportagens sobre a história do educandário, produzidas por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. O material deve ser enviado para o e-mail [email protected].
O objetivo é valorizar as histórias das escolas de Venâncio Aires e disponibilizar os conteúdos no site venancionahistoria.com.br, para que possam ser conferidos pela comunidade. Mais do que isso, a ação tem o propósito de incentivar que os estudantes pesquisem e conheçam a trajetória dos estabelecimentos de ensino onde estudam.
Após o encerramento das inscrições, as reportagens serão avaliadas pela equipe da Folha do Mate. As turmas responsáveis pelas três melhores serão premiadas com uma atividade especial, promovida pelo jornal. Além disso, receberão um Kit Descoberta – composto por globo escolar e quatro minilupas com LED.
Desde que lançamos o desafio, na apresentação do site Venâncio na História, no início de junho, percebemos o engajamento de professores e alunos para a pesquisa e elaboração das matérias. Além de consultar arquivos da escola, os estudantes entrevistaram moradores dos bairros, integrantes das equipes diretivas e antigos professores. Organizaram entrevistas coletivas e ou coletaram depoimentos em vídeo para levantar as informações.
Um tema de casa que, certamente, vai ficar marcado na memória das crianças e contribuir para que se sintam mais pertencentes à história dos estabelecimentos de ensino. Afinal, conhecer é fundamental para se sentir pertencente. Em breve, o material estará disponível no site Venâncio na História.
Aliás, se você ainda não conhece o portal, aproveite para acessar e aprender mais sobre a história e a geografia de Venâncio de forma descontraída. Vídeos, textos, atividades e quiz – jogos de perguntas e respostas – estão disponíveis na plataforma, desenvolvida, especialmente, para crianças do 4º ano do Ensino Fundamental, mas que tem conquistado estudantes e curiosos de todas as idades. Confira!
Ruas cuidadas, cidade melhor
No próximo fim de semana, a Folha do Mate inicia a publicação de uma série de cadernos especiais sobre as ruas de Venâncio Aires. A exemplo de outras edições realizadas em anos anteriores, a ideia é fazer um roteiro pela cidade e, nesse ‘passeio’, apresentar peculiaridades das vias, exemplos de moradores e empreendimentos comerciais.
Neste novo ciclo, os suplementos serão produzidos tendo como base a campanha ‘Ruas cuidadas, cidade melhor’, desenvolvida pela Folha do Mate e Terra FM, em parceria com a Prefeitura. A ideia é evidenciar boas iniciativas e incentivar ações de cuidado com as ruas, como limpeza, plantio de árvores e embelezamento, seja por parte do Poder Público, seja pela comunidade. Começaremos o roteiro pelo Acesso Imperatriz Dona Leopoldina, a principal entrada da cidade. Caso você conheça histórias do Acesso que merecem ser destacadas no material, envie sua sugestão para [email protected].
Comunidades mobilizadas
Depois de dois anos sem a possibilidade de realizar eventos presenciais, por conta da pandemia, a comemoração de datas importantes tem movimentado as comunidades do interior, que dão exemplo de valorização da história, da cultura e das tradições. Na semana passada, Linha Marechal Floriano celebrou os 150 anos da localidade, em uma grande e bonita programação, com direito a desfile temático, à tradicional boa comida do interior, música e muita integração.
Durante o evento, encontrei a Carmen Wessling Penck, de Linha Isabel, que me adiantou que a comunidade de lá também já organiza o sesquicentenário, que será no próximo ano. Ainda este ano, também tem a comemoração do centenário da Igreja de São Miguel-Santa Emília, no mês que vem, e no dia 13 de novembro, os 130 anos de Vila Palanque. Agenda intensa para o interior de Venâncio.