Em 2025, a Folha do Mate terá como um dos projetos destaque a Responsabilidade Ambiental, bandeira institucional assumida pelo jornal e pela rádio Terra FM em 2023, e que neste ano será reforçada com cadernos especiais e ações mensais. A partir de março, a Folha do Mate vai publicar um suplemento mensal com reportagens sobre temas relacionados ao meio ambiente.

Entre os assuntos abordados estará a preservação da água e proteção de nascentes – temas que têm sido trabalhados intensamente ao longo dos últimos quatro anos, por meio do projeto ‘Nascentes: nossa água, nosso futuro’. Em 2025, a Folha do Mate propõe uma abordagem mais ampla, contemplando diversos aspectos ligados à questão ambiental.

Entre os temas que você vai acompanhar ao longo dos próximos meses estão a redução da poluição, energia limpa, transporte sustentável, conscientização sobre fauna e flora locais, redução do desperdício de alimentos, reflorestamento e ações de conservação do solo, consumo sustentável, destinação correta do lixo, reciclagem e economia circular.

Por meio das páginas do jornal e das ondas do rádio, vamos colocar em discussão assuntos que são fundamentais para o desenvolvimento mais sustentável, tornando essa uma pauta permanente, nas famílias, empresas e escolas. Além de entrevistas com especialistas, a Folha do Mate vai abrir espaço para mostrar ações e projetos inspiradores de pessoas da comunidade, empreendimentos, entidades e do Poder Público.

Outro destaque do projeto serão as ações concretas realizadas pelos parceiros, criando um círculo virtuoso em prol do meio ambiente. “As empresas são espelhos da comunidade. Por meio do projeto Responsabilidade Ambiente, queremos incentivar as ações ambientais nas empresas e mostrar o que elas já fazem, valorizando este trabalho”, destaca a gerente Comercial e de Assinaturas da Folha do Mate, Jéssica Vogel.

Ao longo das últimas semanas, a equipe comercial da Folha do Mate trabalha intensamente na divulgação do projeto Responsabilidade Ambiental junto a empresas, para prospecção de apoiadores. Já são, pelo menos, sete apoiadores desta iniciativa, que promete trazer reflexos positivos para a vida dos venâncio-airenses. Interessados em conhecer mais sobre a proposta podem entrar em contato pelo telefone (51) 3793-2450.

Bastidores de reportagem

Na edição de quinta-feira, 13, a Folha do Mate contou a história da menina Milena Aparecida da Costa da Silva, 11 anos, e da sua paixão por tocar violino. Ela faz aulas do instrumento há menos de um ano e, entre os bichos de pelúcia, os livros e as brincadeiras típicas da idade, tem a música como um dos principais passatempos.

Milena é filha dos agricultores Elisandro da Costa da Silva e Deise Marques dos Santos, de Linha Ponte Queimada. A jornalista Débora Kist descobriu a história dela há algumas semanas, durante uma entrevista com a família, para uma matéria sobre a safra do tabaco, e se encantou com o jeito meigo e o envolvimento da menina com a música.

Durante a entrevista com Milena, que é estudante do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Adelina Isabela Konzen, Débora aproveitou para fazer uma selfie com ela, em meio aos bichos de pelúcia, no quarto cor de rosa, onde ela ensaia as músicas no violino.

Juliana Bencke

Editora de Cadernos