Depois de contemplar 64 assinantes do jornal com minifestas, com torta e salgados entregues em uma visita realizada pelos colaboradores da Folha do Mate, ao longo de dois anos e meio, uma nova ação da campanha Exclusivo do Assinante inicia em março. A partir de agora, todos os meses, serão sorteados quatro assinantes que fazem aniversário no respectivo mês. Eles receberão vales-compra em empreendimentos parceiros. Os sortudos terão prazo de 30 dias para utilizar seu prêmio.
O sorteio é realizado com base nos cadastros atualizados que são divulgados em uma lista de aniversariantes em cada edição da Página do Assinante, publicada quinzenalmente na versão impressa do jornal. Em caso de dúvida, o assinante deve contatar a Folha do Mate para garantir que seu cadastro esteja atualizado. Esta é mais uma ação da empresa com o objetivo de valorizar aqueles quem nos movem – os leitores e assinantes do jornal –, além de parceiros comerciais.
E por falar em leitura…
Quem lê, sabe. Ler faz muito bem. Seja literatura ou notícias de jornal, ler é um exercício para o cérebro, estimula a concentração, promove o relaxamento, reduz o estresse e contribui com a saúde mental. Isso sem falar na ampliação do vocabulário, na habilidade de escrita e nos conhecimentos gerais. A leitura é um daqueles hábitos saudáveis que deveriam entrar na rotina de todas as pessoas, crianças, adultos e idosos.
Apesar disso, no fim do ano passado, a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil mostrou que mais da metade dos brasileiros não lê livros. Pela primeira vez na série histórica do estudo, o percentual de não-leitores foi maior do que o de leitores. A pesquisa identificou que 53% das pessoas não leram nem parte de um livro – impresso ou digital – de qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos, nos três meses anteriores à pesquisa.
No nosso cotidiano cada vez mais tecnológico, tornou-se natural que os dedos deslizem as telas, com notificações constantes de redes sociais, em vez de folhearem livros ou jornais. Mas, o qual o impacto desse hábito do qual estamos abrindo mão? Ansiedade, desatenção e falta de conhecimento geral são algumas delas. Além disso, de quantos bons momentos, de quanto prazer que a leitura proporciona, estamos deixando de vivenciar?
Sempre fui uma leitora assídua e uma das minhas alegrias dos últimos meses foi conseguir retomar o hábito da leitura de forma mais frequente, em meio à rotina atribulada, que quem é mãe e trabalhadora sabe bem como é. Isso me fez um bem danado! Por isso, faço questão de usar este espaço para incentivar que você também faça deste um hábito em 2025.
As férias escolares reforçam ainda mais este convite. E Venâncio Aires têm ótimas opções para leitores. Além de livrarias, é possível ter acesso a ótimos livros, gratuitamente, na Biblioteca Pública Caá Yari, e na biblioteca do Sesc, onde qualquer pessoa da comunidade, associada ou não ao Sesc, pode retirar os títulos. Se você, assim como eu, tem uma criança em casa, lembre que este é um dos melhores presentes que podemos dar a nossos filhos.
E se você ainda está de férias, que tal programar uma visita à Biblioteca Pública ou ao Sesc? Caso já seja um leitor assíduo, que tal incentivar outra pessoa – familiar, amigo ou colega de trabalho – a desfrutar deste hábito, emprestando um livro ou mesmo o jornal Folha do Mate para que a pessoa comece a ler?