A colega Luana Thaís Schweikart, que se formou em Jornalismo em agosto deste ano, teve o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) reconhecido como destaque na V Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realizada entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro.

A pesquisa ‘Análise do discurso da comunicação de mandato com ênfase nos recursos de gênero no perfil Instagram de vereadoras do Vale do Rio Pardo’ foi premiada na categoria Ensino, da área das Ciências Sociais Aplicadas. O trabalho foi orientado pela professora Ângela Cristina Trevisan Felippi. Os destaques da mostra foram divulgados nesta semana.

Júlia entregou o troféu de forma simbólica para Luana (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Como Luana não participou da cerimônia de premiação, em Santa Cruz do Sul, coube à colega Júlia Brandenburg, que é estudante de Jornalismo da Unisc e vai diariamente até a cidade vizinha, a responsabilidade de trazer troféu, medalha e certificado para a Lu. Uma entrega simbólica e carinhosa foi realizada na Redação. Reconhecimento merecido à Luana, jornalista recém-formada e uma profissional dedicada!

Estudantes da Dois Irmãos na Folha

Com olhares atentos e muitos questionamentos, alunos do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos estiveram na Folha do Mate e Terra FM, na manhã de sexta-feira, 29. Eles estão estudando os meios de comunicação e puderam conhecer, na prática, como funcionam o jornal e a rádio. Além de conhecer a estrutura das empresas, tiveram oportunidade de conversar com os profissionais. A turma esteve acompanhada pela professora Keula Closs e a monitora Jaqueline Caríssimi, que também é jornalista e durante muitos anos atuou na Folha do Mate.

Estudantes na Redação da Folha do Mate (Foto: Sérgio Klafke/Folha do Mate)

Para a equipe do jornal, é sempre um prazer receber os estudantes, especialmente quando os visitantes são crianças, que têm uma curiosidade natural e interesse em aprender como o jornal é produzido e como ele chega até a casa dos assinantes.

É justamente nessas crianças que depositamos a esperança de bons leitores e, sobretudo, bons cidadãos para o futuro. Afinal, estar bem informado sobre o que acontece na cidade é fundamental para exercer a cidadania. Parabéns às escolas e aos professores que trabalham sobre os veículos de comunicação desde as séries iniciais e plantam esta semente da leitura e da busca pela informação correta nos estudantes.

Juliana Bencke

Editora de Cadernos