Neste fim de semana, na penúltima edição do ano, o jornal chega às suas mãos com o Relatório Social do Grupo Folha do Mate em 2025. É um balanço das principais ações, projetos e produtos que entregamos à comunidade ao longo deste ano. Foi, de fato, um ano e tanto: de grandes coberturas, muitos eventos e publicações.

Pelas páginas do jornal e os microfones da rádio Terra FM, passaram as informações que mais impactaram Venâncio Aires e os municípios vizinhos. Mais do que isso, trouxemos a análise, o olhar crítico e a valorização do que é daqui. Foram centenas de histórias, fotografias e, inclusive, oito pôsteres de times de futebol campeões — a maioria, de competições amadoras do interior. Uma publicação típica de um jornal que traz no seu DNA as marcas da sua comunidade. Que chega de ponta a ponta do município: do distrito de Deodoro ao de Vila Mariante.

Mais do que nunca, em 2025, fizemos mais do que registrar. Com a campanha Local é Legal, incentivamos as compras e valorizamos o comércio da Capital do Chimarrão. Empreendedores e artistas da região também tiveram espaço no 6º Festival de Balonismo de Venâncio Aires, que levou mais de 65 mil pessoas ao Parque do Chimarrão, em novembro. Isso porque, mais do que noticiar, nosso grupo de comunicação também promove eventos e iniciativas de impacto social.

Por meio do projeto Gente & Negócios, promovemos o debate de temas fundamentais para o desenvolvimento da região — assuntos trazidos com destaque, também, na Revista Perfil Socioeconômico de Venâncio Aires e Microrregião. Junto com as três edições semanais do jornal e dos cadernos especiais, a Folha do Mate publicou cinco revistas em 2025, que reforçaram o protagonismo da empresa na publicação de materiais nos Vales do Rio Pardo e Taquari.

Este ano ainda marcou o início do projeto Responsabilidade Ambiental, que contou com a publicação de um suplemento mensal sobre o tema e ações voltadas a estudantes. A pauta ESG também esteve em evidência, com a realização do primeiro evento Contexto ESG, aproximando empresas e compartilhando iniciativas sociais, ambientais e de governança.

Enquanto inovamos, também mantivemos iniciativas tradicionais como o Dia de Ação de Graças e a Festa Sorriso de Criança. Além disso, retomamos o concurso Garota Terra e reforçamos a presença em eventos, competições esportivas e programações culturais. Ampliaram-se as transmissões ao vivo, pela rádio, e o conteúdo produzido em vídeo, para o canal Terra Play, no YouTube. Todos esses projetos levam a marca que se consolidou em 2025, com a unificação do Grupo Folha do Mate, honrando a história de 53 anos do jornal e de 38 anos da rádio.

Tudo isso foi possível graças ao envolvimento de cerca de 80 profissionais que atuam no Grupo e que se empenham, diariamente, para entregar o melhor para a comunidade. A você, leitor, que nos acompanhou ao longo deste ano, muito obrigada! Que 2026 seja um ano de muita paz, saúde e felicidade para todos, e que possamos seguir noticiando os avanços do nosso município e contribuindo para que ele aconteça. Feliz ano novo!

Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.