O município de Vale Verde completa 27 anos neste domingo, 22. Uma intensa programação foi organizada para celebrar o aniversário. O destaque fica por conta do 1º Festival das Carnes Sete Brasas, entre a sexta-feira e o domingo da próxima semana, dias 27 a 29.
Nesta semana, estive no município para conversar com o prefeito Carlos Gustavo Schuch e o assessor de imprensa Cláudio Froemming, idealizadores do evento. Empolgados com a iniciativa, que tem repercutido muito bem na região, eles reforçaram o propósito de criar um evento com a identidade de Vale Verde, como a maioria das cidades tem.
O Festival das Carnes Sete Brasas tem tudo para iniciar um novo capítulo na história do município. Afinal, destaca a gastronomia, evidencia um setor importante da economia – a criação de gado está entre as principais atividades do setor primário – e carrega a tradição da carne de qualidade de Vale Verde. Esses aspectos são destacados no caderno especial de 27 anos do município, que circula nesta edição.
Durante a entrevista, Schuch, que está no segundo mandato como prefeito, também revelou a intenção de construir um parque municipal de eventos. Para isso, foram adquiridos três hectares junto ao complexo esportivo. “Se começarmos, aos poucos, em 10, 15 anos, teremos um parque de eventos”, projeta. São sementes que prometem gerar bons frutos no futuro e contribuir para o desenvolvimento do município.
Aos professores, com carinho
No último domingo, 15, foi celebrado o Dia do Professor. Para marcar a data, a Folha do Mate convidou leitores para enviarem mensagens. O objetivo foi homenagearem educadores que fizeram e fazem a diferença na vida dos estudantes. Em poucos dias, foram quase 70 mensagens recebidas pelo jornal, de alunos, ex-alunos e até mesmo colegas que fizeram questão de ressaltar o carinho aos docentes.
Algumas das homenagens foram divulgadas na edição do último fim de semana. As demais podem ser conferidas num material especial produzido pela Folha do Mate e disponibilizadas de forma virtual. Confira aqui.
Nas mensagens, fica evidente a importância que um mestre desempenha na vida dos alunos e o quanto essa relação é permeada de afeto, carinho e amizade. Todo mundo tem um professor (ou muitos deles!) que fez a diferença. Nem sempre, no entanto, retribuímos isso.
Nas páginas 16 e 17 da edição da Folha do Mate de hoje, reportagem aborda a previsão de déficit de 10 mil professores na Educação Básica em 2040. O estudo foi divulgado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e acende o alerta para um problema multifatorial que já tem afetado a região. Já imaginou as escolas sem professores? Está aí uma lição de casa para todos nós. Despertar o interesse pela docência passa, entre outros tantos aspectos, pela valorização da profissão. Quando o professor tiver o prestígio de um jogador de futebol, a história vai ser bem diferente.